Unimed Nordeste-RS agora é mantenedora do Instituto Hélice

Cooperativa médica assume maior protagonismo e passa a integrar Conselho de Governança do grupo, ao lado das empresas Florense, Marcopolo, Metadados, Randoncorp e Soprano

A Unimed Nordeste-RS acaba de dar mais um passo em sua jornada de inovação em benefício para a comunidade, passando de associada a mantenedora do Instituto Hélice, postura de maior protagonismo no ecossistema de inovação aberta na região. O presidente da Unimed Nordeste-RS, André Leite, diz que para a cooperativa é importante integrar o Conselho de Governança do Hélice já que, assim, poderá contribuir mais para o fomento da inovação aberta. Ele acrescenta que, com a mudança, a Unimed poderá incrementar a experiência de clientes, estabelecer novas parcerias e modelos de negócios, buscar estratégias e melhorar processos visado maior eficiência operacional.

“Ninguém faz inovação sozinho. A inovação colaborativa, dentro de um modelo aberto, faz todo sentido e conversa plenamente com o modelo de gestão que a Unimed busca, com a união de vários players, fortalecendo não só a Serra Gaúcha, mas também ‘além-fronteiras’. A saúde é uma área a ser explorada, com inovação e implantação de tecnologias de forma contínua, desenvolvimento de produtos e serviços correlatos, incorporação de tecnologias alternativas e estímulo ao turismo de saúde, uma vez que temos infraestrutura altamente especializada na região”, pontua o presidente.

Leite destaca que a maior provedora de saúde privada da Serra Gaúcha – a Unimd Nordeste-RS – tem o papel de conduzir a cultura do open health (sistema que centraliza, otimiza e unifica informações sobre pacientes) e que a parceria com o Instituto Hélice busca a consolidação dessa estratégia. Com este movimento, a cooperativa médica passa a integrar o Conselho de Governança do Instituto Hélice, hoje presidido por João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.

“É um orgulho podermos receber a Unimed como mantenedora do Hélice. O Instituto tem o objetivo de atuar no ecossistema de inovação gerando transformação e impacto. A gente entende a importância de olharmos para as pessoas e para a saúde. A Unimed, por sua vez, olha de forma estratégica para a inovação em sua área de atuação, conectando-se aos objetivos do Hélice e das demais empresas associadas. Esse passo vem para somar de forma impactante nas futuras entregas do Instituto”, destaca Ledur.

Importante

O conselheiro que representará a Unimed no Hélice é o coordenador de Inovação e Tecnologia da cooperativa, Vinicius Lain. Ele já está à frente de diversos processos que têm por objetivo buscar excelência operacional nos três eixos: pessoas, processos e tecnologia.  

O Instituto Hélice

  • 1 – O Instituto Hélice oferece processos estruturados para inovação aberta, aprendizado e desenvolvimento de conexões para o crescimento das empresas associadas.
  • 2 – É responsável por conectar as empresas associadas com soluções tecnológicas que buscam melhorar as suas operações.
  • 3 – O Instituto também tem como objetivo apoiar a transformação tecnológica das organizações e de promover oportunidade de investimentos e parcerias.