Uma nova ponte sob os pilares quase centenários
A estrutura da ponte metálica é provisória, mas vai possibilitar a retomada do crescimento econômico da cidade e facilitar a vida de quem utiliza essa travessia todos os dias
A nova ponte, que será inaugurada nesse sábado, com um custo orçado em R$ 6 milhões, teve sua construção possível através de recursos arrecadados pela Associação Amigos de Nova Roma. Municípios da região também se envolveram no auxílio da realização da obra, com máquinas e outros recursos.
Conforme o prefeito Douglas Pasuch, o sentimento da população é de ansiedade pela retomada desse importante acesso. “Temos que pensar em várias frentes, como na área da saúde, através de urgências e emergências, escoamento de produção industrial, agrícola e agropecuária, além do transporte de quem trabalha em Farroupilha ou outras localidades e daqueles que frequentam universidades na região”, comentou o prefeito.
Na construção da nova ponte foram utilizadas 400 toneladas de aço e concreto. Somente em aço, as duas partes somam 185 toneladas. Cada lado da estrutura tem 62 metros de comprimento, totalizando 124 metros de extensão. Mais de 30 pessoas estiveram envolvidas no trabalho, que começou em dia 16 de novembro de 2023, por trabalhadores contratados por meio da Associação, entre eles, muitos dos próprios integrantes, além da comunidade e voluntários.
Os gastos totais de construção ainda não foram todos contabilizados, mas a expectativa é de que todo o trabalho tenha ficado abaixo do valor estimado inicialmente.
O governo do estado, através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), informou, logo após o ocorrido, que vai construir uma nova ponte, mais alta e na diagonal para minimizar a força do rio sobre a estrutura, mas, até o momento não houve avanços. Essa nova travessia a ser construída terá 180 metros de extensão e está orçada em R$ 51 milhões. Conforme o departamento, o órgão busca recursos junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e já enviou o anteprojeto para análise.
Para Pasuch, mesmo com a última previsão do Daer, da obra ser entregue em 2024, o prazo poderia causar ainda mais prejuízos para a cidade. Na avaliação do prefeito, a ponte provisória construída através dos recursos doados para a associação, vai minimizar um pouco a situação enfrentada desde setembro.
REPORTAGEM: Adriana Lins