Tramontina doa produtos para instituições que atendem crianças dentro do espectro autista
Associações vão receber o Conjunto Beni, lançado pela marca no final do ano passado para possibilitar acessibilidade e estimular o processo de aprendizagem
Em 2002 um grupo de famílias de Farroupilha se mobilizou e organizou uma associação para atendimento de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Hoje, passados 22 anos, a Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (Amafa), atende 112 crianças, adolescentes e adultos. No Nordeste do país, outro movimento para pessoas no espectro crescia na mesma época. Em 2005 foi fundada a Associação Afeto, a Associação de famílias para o bem-estar e tratamento da pessoa com autismo. Localizada em Recife, capital de Pernambuco, a instituição atende, hoje, cerca de 39 pessoas com TEA, de 2 a 28 anos.
De Norte a Sul do Brasil, familiares, educadores e profissionais de diversos setores que lidam diariamente com pessoas com TEA lutam para conscientizar a população sobre o transtorno, trabalhando arduamente pela acessibilidade, acolhimento, inclusão e respeito dessas pessoas. Assim como as instituições citadas, outras tantas promovem um trabalho sério e responsável para promover a autonomia de crianças, adolescentes e adultos que convivem com o autismo.
Em outubro de 2023 a Tramontina lançou seu primeiro produto com um olhar para as chamadas necessidades ocultas. O Conjunto Beni, de mesa a cadeira, passou por diversas adaptações para promover acessibilidade às crianças com TEA. Neste novo modelo, a mesa Versa, que já vinha com a possibilidade de abertura do tampo para organização de materiais na parte interna, ganha um Quadro de Atividades – desenvolvido em parceria com a ZON Design -, que ajuda a criança a planejar sua rotina. Além disso, tanto a mesa, quanto a cadeira, ganharam novas cores, em tons mais sóbrios – azul e rosa pastel.
Neste mês de abril, conhecido como o mês de conscientização do autismo, a Tramontina leva o Conjunto Beni para a Amafa, em Farroupilha, que recebeu 10 kits, e para a Afeto, em Recife, que ganhou seis conjuntos, mais alguns de necessidade da instituição. A coordenadora da Amafa, Aline Isabel Daros da Rosa, conta que a relação entre a instituição e a Tramontina já é de longa data. Foi com o apoio da empresa que se tornou possível construir a nova sede, em 2013, com recursos da Lei Rouanet.
Na época, a marca também foi parceira na captação de recursos para o novo espaço. “A Tramontina sempre esteve presente em nossa instituição, a doação dos conjuntos Beni é mais um momento importante dessa relação”, diz Aline. Para a coordenadora, os produtos vão servir de apoio pedagógico, auxiliando no processo de aprendizagem das crianças, com conforto e segurança. Para Rui Baldasso, diretor da Tramontina, o lançamento e a relação com as instituições estão diretamente alinhados ao propósito da marca e é um passo importante em direção à produção de mais itens inclusivos no mercado. “Somos uma empresa centenária, com um mix de mais de 22 mil itens, voltados a todo tipo de consumidor. Para nós, faz todo sentido ampliarmos esse portfólio pensando em necessidades diversas, sejam elas quais forem”, avalia.