Sindicato dos Empregadosno Comércio terá eleição esse mês
No próximo dia 20 de novembro, associados votam para a manutenção da chapa que está em atuação
Dia 20 de novembro ocorre mais uma eleição para o Sindicato dos Empregados no Comércio de Farroupilha. Com chapa única concorrendo à reeleição, que tem hoje Cristiane Colombo como presidente, a ideia é dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado nos últimos 12 anos.
“Eu acredito que nos mandatos realizei muitas coisas. Temos o prédio novo onde estamos, que foi construído no meu mandato. Reformulamos toda a sede campestre, com piscinas novas, uma cabana, toda a área de camping, acesso facilitado, salão de festas. Todos esses feitos foram dentro do meu mandato como presidente”, destaca Cristiane Colombo, que também é da diretoria efetiva da Fecosul e também fará parte a partir desse mês de cargo na direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).
Cristiane assumiu a presidência do Sindicato em 2012 e concorre ao quarto mandato, que vai de março de 2024 a março de 2028. A nova chapa contará com 50% de novos diretores.
A atual presidente não esquece de causas sociais, que são a base do sindicato e também tiveram avanços significativos.
“Em situações de causas sociais, também a gente avançou bastante. Na questão dos acordos individuais, por exemplo, o dia 31 foi uma conquista que eu consegui para os trabalhadores, porque hoje eles trabalham o dia 31 praticamente de graça. São cinco dias 31 que os trabalhadores, no geral, trabalham e não recebem. Essa vitória conquistei junto ao Sindigêneros. Essas situações não tínhamos nas Convenções Coletivas anteriores ao meu mandato”, aponta a presidente.
Além disso, esse ano também foi conquistado o anuênio, valor pago ao colaborador a cada um ano de trabalho.
Sede nova e moderna no Centro, além da sede campestre totalmente reformulada, como foi pontuado, fazem parte das realizações da atual chapa.
No dia 20 de novembro, segunda, das 8h às 17h, cinco urnas estarão disponíveis para votação. Uma na sede do Sindicato e quatro itinerantes, que vão circular entre as empresas. Sócios podem votar e nesse ano o Sindicato tem o número de 547 ativos que estão aptos para a votação no dia.
REPORTAGEM: Dieverson Colombo