Relíquias de São João Calábria podem ser visitadas em Farroupilha

No ano jubilar Calabriano, a exposição itinerante Terra & Sangue compartilha com o público as relíquias do sacerdote italiano

Este é um ano especial para a família Calabriana, pois comemora-se os 150 anos do nascimento de São João Calábria, em oito de outubro. Em virtude desta celebração, algumas de suas relíquias – objetos pertencidos a ele – estão viajando os continentes para serem expostos nos 14 países nos quais há a presença das congregações religiosas que fazem parte da obra de São João Calábria (Podres Servos e Pobres Servas da Divina Providência).
Os visitantes terão a oportunidade ímpar de contemplar objetos de grande significado que pertenceram a São João Calábria, como explica padre Paulo Salvi, diretor do Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio: “ Sapatos, no sentido de missão até o fim do mundo; os Óculos, um convite a olhar o mundo com o olhar da fé; uma Carta original em que ele escreveu a um jovem seminarista estimulando-o a buscar a santidade; um Relógio, um convite a usar bem o próprio tempo que nos foi dado para a santificação da vida; uma Carteira vem representar o abandono na Providência de Deus, acolhendo e partilhando em gestos de caridade; uma Estola que usava nas celebrações eucarísticas, veste litúrgica sacerdotal, nos fala do amor por sua vocação, e uma relíquia de seu Sangue contida dentro de um Farol luminoso, convidando-nos a sermos luz de Deus no meio das trevas do mundo, e, na base do farol, Terra vinda de onde São João Calábria nasceu e viveu, em Verona”.


Aqui em Farroupilha, as relíquias serão expostas no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, Rodovia dos Romeiros, 1211, a partir das 16 horas do dia 19 de agosto até às 16h do dia 20, domingo.
A partir das 14 h do domingo, a relíquia principal – contendo o sangue – será transferida para o Santuário de Caravaggio, onde ficará à disposição para visitação e veneração no Santuário antigo e às 17 h, Santa Missa com a relíquia no Santuário.
“A presença destas relíquias serão momentos privilegiados para nos sentirmos chamados a retomar o caminho de vida cristã vivido por São João Calábria e sermos cada um de nós presença de luz no nosso mundo”, enfatiza o padre Paulo Salvi.
O Ano Jubilar Calabriano teve início em 08/10/2022. Na região de Farroupilha todos os meses aconteceu uma santa missa nas diversas paróquias e o ano jubilar será encerrado no dia 08/10/2023, com uma grande celebração no Santuário em Caravaggio.

Quem foi São João Calábria?
Nascido em Verona, Itália, em 8 de outubro de 1873, São João Calábria foi o sétimo e último filho de uma família humilde. Desde a infância, ele se dedicou à oração e à caridade.
Ele estudou no seminário e foi ordenado sacerdote em 1896. Depois da ordenação, João Calábria se dedicou ao serviço dos pobres e dos enfermos. Ele fundou as Congregações dos Pobres Servos da Divina Providência e das Pobres Servas da Divina Providência, que se dedicam ao cuidado dos pobres, dos enfermos e dos idosos. As congregações estão presentes em 14 países ao redor do mundo e têm a missão de servir os pobres e os necessitados, independente da raça, religião ou nacionalidade.
João Calábria morreu em quatro de dezembro de 1954, sendo canonizado pelo Papa João Paulo II, em 1999, por sua vida dedicada à caridade e por ter realizado milagres que foram prova de sua santidade e de seu amor a Deus e aos pobres.
São João Calábria é um exemplo de vida cristã e de serviço aos pobres. Ele deixou um legado de fé, esperança e caridade, que continua inspirando pessoas em todo o mundo.