Ranking Agas premia melhores do setor supermercadista em 2023
Noite de festa realizada segunda-feira à noite em Bento Gonçalves também distinguiu lideranças empresariais e instituições com Troféu Supermercador
Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br
(Com Agência Exata)
O presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agaas), Antônio Cesa Longo, bateu firme na abertura da noite de entrega dos prêmios Ranking Agas 2023 e Troféu Supermercador. As críticas foram às intenções do governo do estado de promover a retirada de incentivos fiscais ao setor produtivo, especialmente de alimentos, e à possibilidade de aumentar aa alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “O Rio Grande do Sul já é um estado sobrecarregado de impostos e, principalmente o nosso setor, supermercadista, não tem mais como suportar uma carga tributária tão elevada”, disse o dirigente.
O restante da noite, nos pavilhões da Fundaparque,em Bento Gonçalves, com a presença de lideranças empresariais – indústria, comércio, serviços e turismo – e políticas, de diversas cidades da Serra Gaúcha e de outras regiões do estado, foi só festa. As homenagens contemplaram os 15 estabelecimentos que mais se sobressaíram em termos de faturamento em 2023 um ano em que o setor, no Rio Grande do Sul, registrou um faturamento recorde, batendo na casa dos R$ 61,2 bilhões. Longo destacou que o setor reúne atualmente 6,7 mil lojas e emprega diretamente mais de 152 mil pessoas no estado.
“As histórias destes estabelecimentos retratam o DNA do nosso setor, que tem no espírito de servir a chave para acompanhar e atender o dinâmico mercado de consumo, sem esquecer de seu compromisso econômico e social”, disse o presidente. Para elaborar o ranking, a Agas tabulou dados de 113 companhias, que forneceram sua contabilidade de modo voluntário. Juntas, elas somam 771 lojas espalhadas por todo Rio Grande do Sul.
O Ranking Agas
A liderança, mais uma vez, ficou com a Companhia Zaffari, de Porto Alegre, com mudanças nas outras duas posições do pódio em relação ao ano passado. O Comercial Zaffari, de Passo Fundo, saiu do terceiro lugar e foi para a vice-liderança, desbancando o Grupo Carrefour, que caiu para o quarto lugar. Quem ficou na terceira posição foi a Unidasul, de Esteio, até então em quarto lugar no ranking de 2022.
Do quinto ao sétimo lugares as posições seguem com Andreazza, de Caxias do Sul, Grupo Imec, de Lajeado, e Rede Asun, de Gravataí. O oitavo posto agora é ocupado pela Master ATS, de Erechim, que subiu uma posição. A PGL Distribuição de Alimentos, de Bagé, que não estava no ranking do ano passado, aparece em nono lugar, enquanto a Libraga Brandão Supermercados, de Santa Maria, e o Supermercados Guanabara, de Rio Grande, mantiveram o 10º lugar e o 11º lugares.
Outro que não estava no último ranking é a Osmar Nicolini Comérico e Distribuição. O mercado de Bagé aparece em 12º lugar, ocupado no ano passado pela Unisuper, que deixou o ranking dos 15 maiores faturamentos. Já a Righi Supermercados subiu um lugar e está em 13º. O Supermercados Baklizi, de Uruguaiana, e a Cooperativa Cotripal, de Panambi, fecham o ranking em 14º e 15º lugares, respectivamente.
Troféu Supermercador
A Agas também condecorou quatro personalidades com o Troféu Supermercador, distinção entregue aos empresários Raul Randon (in memoriam), Paulo Geremia e Gilberto Petry, além da Associação dos Amigos de Nova Roma do Sul. Outro prêmio, Destaque Jovem do ano, foi concedido para Roberta Barreto. O presidente disse que os homenageados representam uma classe de empresários com valores que prezam pelo desenvolvimento socioeconômico da sociedade, sendo modelos a serem seguidos. ” São pessoas compromissadas pelo relacionamento e dedicação em fazer com inovação, propondo o crescimento de todos que fazem parte de sua cadeia de negócio”, disse Longo.
O momento emocionante da noite ficou por conta da entrega do troféu ao fundador das empresas Randon, Raul Randon (1929-2018), industrial gaúcho. O prêmio foi recebido pela viúva do empresário, Nilva Therezinha Randon. “É uma honra receber esse prêmio em nome do Raul. É muito bom saber que mesmo depois de seis anos de sua partida, ainda é uma pessoa lembrada com tanto carinho por tudo que ele fez”, disse ela. O Raul foi um homem que sempre manteve a dedicação aos negócios aliada à sua família, comunidade e ao bem-estar social de todos”, afirmou.
Viúva do empresário Raul Randon, Nilva Therezinha Randon, recebeu o Troféu Mercador conferido ao marido, como homenagem póstuma, pela Associação Gaúcha de Supermercados
“Que este prêmio sirva como um lembrete do poder transformador que uma vida dedicada ao serviço e à excelência pode ter”. Nilva Therezinha Randon, viúva do empresário Raul Randon, homenageado de forma póstuma com o Troféu Supermercador, que recebeu em nome da família e colaboradores.
Bênção de Nossa Senhora da Uva
Na abertura da noite de premiação do Ranking Agas 2023, entrega do Troféu Supermercador e do Destaque Jovem do Ano, o padre e reitor do Santuário de Caravaggio, de Farroupilha, Ricardo Fontana, celebrou um momento de religiosidade com a bênção de Nossa Senhora da Uva a todos os empreendedores e trabalhadores do setor supermercadista, especialmente aos homens e mulheres que cultivam a terra e dela extraem a uva, fonte alimento e riqueza típica e abundante na Serra Gaúcha.
“Nossa Senhora, Virgem Maria, mãe de Jesus, é lembrada como a mãe que alimentou seu filho também com uvas. Esta é a forma com que muitas mulheres, agricultoras, se identificam com esta mãe que, assim como elas, pegou a uva com suas mãos para alimentar o filho. Elas, as agricultoras, também assim o fazem, com o trabalho que executam nas videiras, de onde tiram o sustento para seus filhos e suas famílias”, explicou o religioso.
Padre e reitor do Santuário de Caravaggio, Ricardo Fontana, conduziu momento religioso de bênção de Nossa Senhora da Uva aos trabalhadores supermercadistas e agricultores
Maiores Supermercados (em faturamento)
- 1. Companhia Zaffari Comércio e Indústria (Porto Alegre)
- 2. Comercial Zaffari (Passo Fundo)
- 3. Unidasul Distribuidora Alimentícia
- 4. Grupo Carrefour Brasil
- 5. Supermercados Andreazza
- 6. Grupo Imec
- 7. Rede Asun Supermercados
- 8. Master ATS Supermercados
- 9. PGL Distribuição de Alimentos
- 10. Libraga Brandão Supermercados
- 11. Supermercados Guanabara
- 12. Osmar Nicolini Comércio e Distribuição
- 13. Righi Supermercados
- 14. Supermercados Baklizi
- 15. Cooperativa Cotripal
Maiores Centrais de Negócios
- 1. Rede Agro
- 2. Rede Super
- 3. Rede Grandesul
- 4.Redefort
- 5. Rede Unisuper
Também receberam o Troféu Supermercador
- 1 – O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Gilberto Petry. “O troféu Supermercador simboliza não apenas um reconhecimento pessoal, reflete o esforço diário de todo o setor industrial desde as linhas de produção até os pontos de venda”, disse.
- 2 – Paulo Geremia, fundador da rede de restaurantes Di Paolo, que neste ano completa três décadas de operação. ” O prêmio significa um momento de conquista, mas mais do que isso, de satisfação por saber que estamos num caminho de construção, de crescimento, de fazer um projeto acontecer, e sempre junto com a comunidade”, afirmou.
- 3 –Associação dos Amigos de Nova Roma do Sul, entidade liderada pelo empresário Tranquilo Tessaro, criada em setembro do ano passado para reconstruir a ponte sobre o Rio das Antas, levada pelas enchurradas. “É imensurável a gratidão por esse reconhecimento ao que a comunidade fez. Nosso sentimento é de gratidão. É um reconhecimento que não há valor que pague “, disse Tessaro.
Destaque Jovem do Ano
A presidente da Agas Jovem, Roberta Barreto, foi eleita Destaque Jovem do ano. “Um dos pilares da minha gestão é buscar, em todas as ações, ser relevante para os meus pares, contribuir com inovação e desenvolvimento do meu setor. Ao receber esse prêmio, represento o legado da minha família e também o sucesso das famílias supermercadistas gaúchas “, destacou a jovem liderança, que dirige na Agas Jovem 380 sucessores de supermercadistas e fornecedores.
Surpresa da noite O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, foi surpreendido durante a solenidade de premiação com uma placa em reconhecimento à sua contribuição, enquanto empresário e líder setorial, assinada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG) e pelo Sindilojas Regional Bento.
Público, aproximadamente 1 mil pessoas, lotou salão principal da Fundaparque, em Bento Gonçalves, na primeira edição do Ranking Agas na Serra Gaúcha