Quem não pagar o free flow até este sábado vai ser autuado

Multa de R$ 190,00 e cinco pontos na CNH para quem passou pelos ´pórticos no dia 1º de junho, quando a cobrança foi retomada em todas as praças da CSG

Os motoristas que passaram por uma das seis praças do pedágio free flow (sem parar) da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) no dia 1º de junho, e não pagaram a tarifa, têm até este sábado, dia 15 de junho, para acertar as contas e evitar a multa de R$ 195,23 e acrescenta cinco pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os pórticos voltaram a operar no dia 1º de junho, no Vale do Caí e na Serra, depois de a passagem sem taxa ter vigorado por mais de 30 dias em razão da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul no começo de maio. Acerto pode ser feito por tag, pelo site ou aplicativo da CSG e também em nove pontos de atendimento.

Até a quinta-feira desta semana, dia 13, pelo menos 22% dos motoristas que passaram no dia 1º pelos seis pedágios free flow, entre o Vale do Caí e a Serra Gaúcha, ainda não tinham pago a tarifa. Caso o proprietário do veículo não quite o valor dentro do prazo de 15 dias após cruzar o pórtico eletrônico sem cancelas, será multado por evasão de pedágio. Os sistemas free flow estão na ERS-122 em São Sebastião do Caí e Farroupilha, além de Antônio Prado, Ipê, Capela de Santana e Carlos Barbosa. Nos seis pórticos, a cobrança ocorre nos dois sentidos da rodovia.

Ricardo Peres, diretor-presidente da companhia, alerta para que os proprietários dos veículos fiquem atentos ao prazo de pagamento da tarifa em até 15 dias após a passagem pelo pórtico para que não sejam multados. “Ainda estamos criando uma cultura na comunidade sobre o sistema free flow, mas acreditamos que a inadimplência tende a diminuir com o passar do tempo. Nesta retomada, dos 78% dos motoristas que já quitaram o valor nos primeiros 13 dias, 55% fizeram por meio de tag (adesivo eletrônico colado no para-brisa)”, reforça.

Para que os motoristas estejam atentos aos pontos de cobrança sem cancelas, a CSG instalou nos locais dos pórticos placas de sinalização indicando a proximidade do pedágio free flow, valores e formas de pagamento, além de painéis digitais em cima das estruturas de cobrança automática com mensagens variadas. Os pagamentos podem ser feitos de quatro maneiras diferentes. Digital, por meio de tag, aplicativo “CSG FreeFlow” ou no site. Presencialmente, pode ser efetuado nas nove bases de atendimento ao cliente da concessionária, na ERS-122, RSC-453 e ERS-240.

De forma presencial, o meio de pagamento pode ser escolhido pelo motorista, por pix ou cartões de crédito ou débito, nos nove pontos da CSG, nos quais também está sendo aceito – temporariamente – dinheiro. A companhia não emite boleto para pagamentos. Para facilitar, a recomendação é que o veículo esteja com a tag previamente instalada no para-brisa para que o valor seja faturado automaticamente. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, além de instituições financeiras disponibilizam a etiqueta eletrônica em seus sites e aplicativos.

A CSG informa que nos veículos que possuem tag ativa o valor é pago automaticamente, de acordo com o contrato entre o motorista e a operadora. Já os clientes que realizaram cadastro pelos meios da concessionária, pelo site ou aplicativo “CSG FreeFlow”, recebem um aviso no celular ou e-mail lembrando da necessidade de pagamento para não serem multados. Os avisos ocorrem no 10º e 14º dias após a passagem pelo pórtico. Para os motoristas que inseriram saldo pré-pago no site ou aplicativo, o débito da tarifa é descontado automaticamente em até 24 horas.

Fique atento

  • De forma presencial, os motoristas podem pagar o valor tarifa nos totens de autosserviço das bases de atendimento ao cliente. Basta tocar na tela e optar por “Pagamento Free Flow”, digitar a placa do veículo, clicar em “Buscar débitos” e selecionar o modo de pagamento. A empresa também disponibiliza, em horário comercial, atendentes para auxílio e informação.
  • Já os clientes que não possuem tag ou cadastro, ou que ainda não procuraram os totens de autosserviço nas bases de atendimento da companhia, podem acessar o site e pagar de onde estiverem. É simples, sem obrigatoriedade de cadastro. Basta acessar, digitar a placa e buscar os débitos. O pagamento pode ser feito com pix ou cartão de crédito.
  • Veículos de passeio e motos que trafegam frequentemente no mesmo trecho e sentido da rodovia e dentro do mês e possuem tag ou cadastro no aplicativo ou no site da CSG, têm direito a descontos que podem chegar, progressivamente, a 20%. A redução é válida quando o pagamento for feito dentro do prazo de 15 dias e não é acumulativo de um mês para outro.

As bases de atendimento para pagamento presencial:

  • Ipê (Norte), ERS-122, km 160, próximo à Tenda do Beleza, sentido norte. Aberta das 6h às 18h, todos os dias;
  • Ipê (Sul), ERS-122, km 151, próximo ao Restaurante do Sandi, sentido sul. Aberta das 6h às 18h, todos os dias;
  • Flores da Cunha, ERS-122, km 100, próximo à Lanchonete Piccoli, sentido norte. Aberta 24h, todos os dias;
  • Farroupilha, RSC-453, km 118, próximo à Lanchonete Casa Velha, sentido oeste. Aberta das 8h às 18h, de segunda a sábado;
  • Bom Princípio, ERS-122, km 36, próximo ao Posto Régis, sentido norte. Aberta das 6h às 18h, todos os dias;
  • São Sebastião do Caí, ERS-122, km 16, próximo a Auto-Peças Klasscar, sentido norte. Aberta das 6h às 18h, todos os dias;
  • São Sebastião do Caí, ERS-122, km 1,5, próximo a antiga praça de pedágio de Portão, sentido sul. Aberta das 6h às 18h, todos os dias;
  • Capela de Santana, ERS-240, km 24, próximo a Casa do Chá, sentido leste. Aberta das 6h às 18h, todos os dias.
  • Montenegro, ERS-240, no km 33, sentido Oeste. Aberta das 6h às 18h, todos os dias.