Polentaço destaca raízes gastronômicas em Monte Belo do Sul neste final de semana
A partir desta sexta a domingo, município oferece diferentes tipos de preparo da iguaria típica da Serra
Com programação a partir desta sexta-feira, 2 de agosto, à noite, Monte Belo do Sul inicia a 12ª edição do Polentaço, exaltando um dos mais simbólicos pratos herdados da imigração italiana na região. Ao longo do final de semana, a polenta e seus diversos preparos e acompanhamentos se configuram no atrativo principal para visitar o município serrano.
Dois momentos principais atraem a atenção para quem for degustar o prato-raiz da região, na Praça Padre José Ferlin, no centro da cidade. No sábado, dia 3, às 16h45min, e no domingo, 4, às 14h30min, a organização do evento promove o tombo da polenta gigante, quando a mistura de farinha de milho, água e sal é entornada e distribuída em porções ao público. Em cada dia, 800 quilos serão preparados e depois servidos nesse ato simbólico.
Além desta atração, neste ano, uma das novidades do Polentaço é o espaço gastronômico voltado ao consumo da estrela da festa. No salão paroquial, um restaurante comercializará a polenta mole, das 11h às 15h, com diferentes molhos, além da polenta brustolada acompanhada de queijo, salame e até geleias, e polenta frita. Quem quiser mais, tem: o público poderá comer sua polenta adicionada de outras delícias típicas como galeto, massa e fortaia.
Outra particularidade do evento são as esculturas feitas a base de polenta, confeccionadas pela comunidade monte-belense, que trazem um toque inusitado e, ao mesmo tempo, artístico ao Polentaço, ficando expostas para apreciação – e surpresa – do público. A festa, ainda, é uma forma de conhecer a vocação enogastronômica da pequena cidade de Monte Belo do Sul.
Empreendimentos locais, reunidos na praça, também oferecerão polenta e outras opções culinárias, bem como vinhos e espumantes e itens da agroindústria e do artesanato locais. E, claro, tudo isso fica ainda melhor na companhia das atrações artísticas programadas para os três dias da festa, que ocorre em concomitância com a 10ª Festa do Agricultor. Grupos de cultura típica, corais e artistas como Gaúcho da Fronteira animam o público.
O 12º Polentaço e a 10ª Festa do Agricultor têm realização do Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul, com apoio cultural do Sicredi, Farinha Burati e ‘Monte Belo – Destino Turístico’. O patrocínio é de Dumar, Vinícola Cavalleri, Multimóveis, Dalmóbile e Adega da Serra, com financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.
Serviço
- O quê: 12º Polentaço
- Quando: dias 2, 3 e 4 de agosto de 2024
- Onde: Praça Padre José Ferlin, no centro de Monte Belo do Sul
- Quanto: entrada franca
Programação:
Sexta-feira, dia 2
18h30min – Grupo Vicentino
19h30min – Luíza Barbosa e banda
21h30min – Banda Champion
Sábado, dia 3
12h30min – Caroline Razador – Show Inclusivo
13h30min – Orquestra de Sopros de Faria Lemos
14h – Oficinas de Mosaico Artístico e Pintura em tela com vinho
15h – Ragazzi Dei Monti
16h45min – Tombo da Polenta Gigante
17h – Quarteto New Orleans
18h30min – Grupo de Picolli Balerini
19h30min – Grupo Toni Boni (Estado do ES)
22h – Gaúcho da Fronteira
Domingo, dia 4
12h – Coral Municipal Musicando Melodias, Coral Juvenil e Coral Infantil Alegria de Cantar
13h – Família Almeida
13h – Oficinas de Mosaico Artístico e Pintura em tela com vinho
14h30min – Tombo da Polenta Gigante
14h45min – Thainá e Thairine – Família Azzolini
16h45min – Grupo de Danças Ballo D’Italia
17h – Banda Nova