Parceria entre CSG e Museu de Ciências Naturais da UCS promove sustentabilidade e avanço científico
Colaboração vai fornecer dados científicos de animais recolhidos nas rodovias administradas pela concessionária. Material será utilizado em pesquisas e educação ambiental
A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) e o Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul (UCS) firmaram parceria para destinar material biológico de animais recolhidos nas rodovias administradas pela empresa. O material será utilizado em pesquisas científicas, educação ambiental, taxidermia e projetos de extensão universitária, beneficiando a ciência e a comunidade local. Essa colaboração promove a sustentabilidade e evita o desperdício de recursos naturais, fornecendo dados importantes para estudos científicos e preservação da biodiversidade.
A parceria também promove a sensibilização ambiental com o Museu da UCS, que usa o material em exposições e atividades educativas. Anualmente, o Museu recebe cerca de 60 mil visitantes, em média, incluindo estudantes de diversas escolas. Além disso, o projeto “Ciência na Comunidade” leva exposições itinerantes sobre ciências e biodiversidade a escolas e espaços públicos, democratizando o acesso ao conhecimento ambiental.
Ricardo Peres, diretor-presidente da CSG, destacou a importância da colaboração para o avanço científico e a conservação ambiental. De acordo com o professor Guilherme Brambatti Guzzo, coordenador do Museu de Ciências Naturais “os animais recebidos e taxidermizados, por exemplo, contribuirão para a ampliação de nosso conhecimento sobre a biodiversidade local, em especial de nossa fauna nativa, além de servirem como instrumentos de sensibilização ambiental, úteis para fomentar o diálogo com o público a respeito da diversidade de nossa fauna, das ameaças a ela e das ações que podemos realizar para minimizar essas ameaças”.