Novo presidente da Fiergs quer levar adiante projeto de criação de Zona Franca
Claudio Bier assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul
Presidente eleito para a Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs), Claudio Bier anunciou que um dos projetos de sua gestão é trabalhar por uma Zona Franca para o estado. “O Mercosul não deu certo. O Centro-Oeste está crescendo muito, e São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais têm vantagem muito grande em relação ao Rio Grande do Sul em função de nossa localização. Uma das bandeiras da gestão é pensar em um princípio de Zona Franca para o Rio Grande do Sul”, revelou Bier, em entrevista coletiva na quinta-feira, 18 de julho, na sede da Fiergs, antes de assumir a presidência da entidade.
Bier não detalha como será o projeto, mas assegura que ele será trabalhado. “Vamos ter que repensar e tentar com os próximos governos para que o Rio Grande do Sul tenha alguns benefícios, como o Nordeste, que possui incentivos e bancos com juros mais baratos. O Nordeste tem vantagens que nós não temos, o Rio Grande do Sul precisa começar a pleitear também”, disse. O novo presidente da Fiergs afirmou ainda que sua gestão será direcionada a quatro pilares: Competitividade, Inovação, Desenvolvimento e Retenção de Talentos, Reconstrução das Indústrias.
O industrial vê o Rio Grande do Sul com totais condições de se reerguer após a tragédia das enchentes. Mas que para que isso ocorra com mais rapidez é preciso que as empresas atingidas tenham acesso facilitado a crédito com juros reduzidos, o que não vem ocorrendo, segundo ele. Outro ponto abordado por Bier foi a necessidade de se dar atenção e incentivar projetos de irrigação, já que, atualmente, apenas 10% da área plantada no estado é irrigada. Para isso, sugere que se leve adiante o Fundopem Irrigação, proposta que prevê incentivos fiscais aos produtores rurais para investimentos na implantação de sistemas de irrigação nas culturas agrícolas.