Morreu neste sábado o Senor Abravanel, Sílvio Santos, “rei da televisão brasileira”, aos 93 anos

Internado desde 1º de agosto nos Hospital Albert Einsten, em São Paulo, a causa da morte foi uma broncopneumonia causada pelo vírus Influenza, H1N1

Morreu neste sábado, dia 17 de agosto, às 04h50min da madrugada, o empresário e apresentador Silvio Santos. Ele tinha 93 anos e estava internado na capital paulista desde o início de agosto. A informação foi confirmada pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), segundo a Agência Brasil.

A família do apresentador lamentou a morte em uma publicação nas redes sociais. “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria”, diz a nota.

Nascido no Rio de Janeiro em 12 de dezembro de 1930, Silvio Santos viveu boa parte da juventude no bairro da Lapa. Aos 14 anos começou a trabalhar como camelô, na avenida Rio Branco, para ajudar financeiramente a família. A ideia veio durante as eleições de 1946, quando ele começou a vender capas para título de eleitor e canetas.

O apresentador foi um dos maiores nomes da televisão brasileira, em especial à frente do Programa Silvio Santos, que comandava desde 1963, e do Sistema Brasileiro de Televisão, o SBT, que entrou no ar em 1981.

Seus pais, Alberto e Rebeca, eram imigrantes de origem judia, e ele foi o mais velho de cinco irmãos. Ele deixa seis filhas e a esposa. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório.

Com Maria Aparecida Vieira, a Cidinha, vieram as duas primeiras filhas: Cintia Abravanel, nascida em dezembro de 1962, e Sílvia Abravanel, nascida em abril de 1971 e adotada pelo casal com poucos dias de vida. Da união com Iris Abravanel, Silvio teve mais quatro filhas: Daniela Beyruti (nascida em 1976), Patrícia Abravanel (nascida em 1977), Rebeca (nascida em 1980) e Renata (nascida em 1985).

Ao longo dos mais de 60 anos de carreira na tevê, Silvio Santos, que morreu aos 93 anos neste sábado, despertou interesse por sua vida fora dos palcos. Fotos em família raramente eram divulgadas. Com as redes sociais e a entrada das filhas para a carreira artística – a primeira a se tornar apresentadora foi Silvia Abravanel -, alguns registros íntimos foram compartilhados com o público. Foto: Reprodução/Internet

Carreira na tevê

Em 1961, Silvio começou na televisão com o programa “Vamos Brincar de Forca” na TV Paulista. Ele comprou duas horas da programação de domingo da emissora e aproveitava para vender os carnês do Baú. Mais tarde, a atração passou a se chamar “Programa Silvio Santos”.

Silvio começou a se tornar popular na televisão e, em 1965, ganhou programas na TV Tupi. No entanto, o apresentador continuou com o “Programa Silvio Santos” na TV Paulista, que foi comprada pela TV Globo em 1966.

Silvio Santos continuou na Globo por mais alguns anos. Em 1975, ele conseguiu ganhar a concessão de um canal de TV aberta no Rio de Janeiro, que se tornou o embrião do que viria a ser o SBT.

Em 1976, Silvio colocou no ar a TVS e comprou 50% das ações da TV Record. Cinco anos depois, ele conseguiu a concessão de outras quatro emissoras, formando o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

A popularidade de Silvio Santos continuou crescendo com seus programas de auditório, e ele chegou a ser candidato à presidência da República em 1989. Apesar disso, a candidatura foi indeferida, e Silvio não chegou a concorrer.

Entre os anos 1980 e 2000, Silvio apresentou vários programas de TV. “Topa Tudo Por Dinheiro”, “Show de Calouros”, “A Porta da Esperança”, “Em nome do amor”, “Qual é a música” e “Show do Milhão” estão entre os clássicos. Nos últimos anos, Silvio foi se afastando da tevê aos poucos, e o próprio “Programa Silvio Santos” passou a ser comandado por uma de suas filhas, Patrícia Abravanel.