Máquinas Tecnomaq perde seu fundador

Durante muito tempo o setor de calçados foi o principal gerador de empregos em Farroupilha. Neste cenário, muitos empresários marcaram história. Um deles, Osmar Roque Corá, que faleceu no dia 3/7, aos 76 anos de idade

Fundador da Máquinas Tecnomaq Ltda, produtora de equipamentos como estufas de reativação de cola e fornos de secagem de calçados, Corá fez de sua empresa uma exportadora de equipamentos para países do Mercosul, América Central e Europa.
Pela sua trajetória de destaque em prol de Farroupilha, o empresário recebeu, em 2011, o Título Honorífico de Cidadão de Farroupilha da Câmara de Vereadores da cidade.
Osmar Roque Corá nasceu em Antônio Prado, em 21 de dezembro de 1945.
Em 1953 veio a Farroupilha acompanhado de sua mãe e de seu irmão. Por aqui mostrou que não tinha receio de trabalho: foi jornaleiro, engraxate, carregador de malas, açougueiro.
Estudou no Colégio São Tiago e no Senai fez diversos cursos como o de Torneiro Mecânico, Eletrecista Bobinador, além de ser inspetor de Segurança do Trabalho pelo INPA. Em 1966 participou do 1º Rally de Farroupilha, tornando-se membro da Associação de Automobilismo.
Como mecânico de manutenção de máquinas ingressou no mundo dos calçados e em 1º de outubro de 1976, à Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 541, fundou a Mecânica Tecnomaq Ltda, pioneira no ramo em Farroupilha.
Com trabalho e dedicação projetou sua empresa no cenário nacional e internacional e por tudo que fez, seu falecimento foi bastante sentido por empresários e representantes de entidades do setor calçadista.


“Só tenho coisas boas para falar dele. Foi um homem muito dedicado ao setor calçadista, do qual eu fui presidente e pude acompanhar o quanto ele ajudava as empresas, emprestando máquinas para vê-las crescer. Sempre participava de feiras, como a Fimec, com grandes estandes, demonstrando, ao lado da família, as novidades de seus produtos.
Conhecia o Roque há mais de 50 anos. Começou de forma modesta e deixa um legado, que conquistou com força de vontade e muito trabalho.
Farroupilha perde um grande empresário dentro do setor de máquinas para calçados, mas perde também uma grande pessoa”.


“Fenac se sensibiliza com a perda do senhor Roque Corá e, com sentimento de pesar, se solidariza com a família e equipe da Tecnomaq. Um empresário que sempre acreditou na FIMEC, estando presente em mais de quatro décadas na feira, fortalecendo seu relacionamento com o mercado. Fundador de uma empresa com grandes valores humanos e profissionais e que deixa um enorme legado ao setor. Nesse momento, prestamos homenagem e respeito a esse parceiro da FIMEC”.


“É uma grande perda para o setor coureiro calçadista o passamento do Sr Roque. Sua dedicação e entendimento contribuíram decisivamente no desenvolvimento da empresa Tecnomaq, fazendo esta tornar-se referência em máquinas para calçados, com inovações importantes realizadas e sendo pioneira no Brasil em máquinas de alta frequência de corte.
Associada à Abrameq desde 1997, a Tecnomaq é uma das principais fabricantes de máquinas no nosso setor, possui uma forte cultura exportadora e participa ativamente das ações comerciais – incluindo presença digital – desenvolvidas pela Abrameq.
Nós da Abrameq desejamos, neste momento difícil, força e fé aos familiares e à equipe Tecnomaq, e que sigam trilhando seu caminho de sucesso homenageando assim o Sr. Roque”.