Lula se compromete a garantir moradia para quem perdeu casa no estado
Presidente da República anunciou medidas para recuperação do estado em visita que fez ao Rio Grande do sul nesta quarta-feira
O governo federal anunciou nesta quarta-feira, 15 de maio, nova estratégia para atender as famílias que tiveram casas destruídas nas áreas urbanas atingidas pelas enchentes. Será realizada a compra assistida de imóveis usados, busca de imóvel pelo beneficiário ou chamamento público de interessados em vender imóveis. A Caixa Econômica Federal ficará responsável por fazer a avaliação do valor do imóvel. O governo também prevê a aquisição de imóveis em processo de leilão da Caixa, e Banco do Brasil, que estejam desocupados.
No site do Ministério das Cidades, as prefeituras devem informar se precisarão de casas, a quantidade, localidades e o que precisam para repor as casas perdidas nas enchentes. Entre as medidas, também está prevista a aquisição de imóveis de construtoras já em obras ou concluídos, aproveitamento de propostas inscritas e não selecionadas do Minha Casa, Minha Vida em 2023. Para os casos que não foram contemplados nas anteriormente citadas, uma nova seleção do MCMV para os municípios será realizada.
“Estamos garantindo que as casas que foram perdidas nas enchentes, aquelas que se encaixam no perfil do Minha Casa, Minha Vida, dentro do mesmo padrão de renda, 100% dessas famílias terão as casas garantidas de volta pelo governo federal. Serão por diferentes caminhos: pela compra assistida de imóveis usados, podemos também lançar uma oferta pública do governo federal pela Caixa, uma segunda linha seria dos imóveis financiados, retomados para ir a leilão, todas essas casas serão retiradas do leilão para entregar às famílias que precisam das casa”, disse o presidente Lula.