Instituto Bigfer nasce para engajar pessoas em ações educativas e humanitárias

Cada um de nós, funcionários ou não do Grupo Bigfer, pode participar do Instituto com ações que vão espalhando uma cultura de solidariedade ao nosso redor e transformando o mundo em que vivemos, afinal, somos partes de um todo

Existem empresas que desde suas criações transformam o ambiente onde estão, com ações significativas que demonstram toda a responsabilidade social que as norteiam. Em Farroupilha, o Grupo Bigfer é um excelente exemplo, pois o crescimento do seu Projeto Acolhida possibilitou o surgimento do Instituto Bigfer, uma associação sem fins econômicos para atuar nas políticas de assistência social.
Durante sua trajetória, a Bigfer, inspirada nos valores humanos e cristãos, esteve sempre atenta às necessidades da comunidade local, mantendo um forte compromisso social que permitiu ir aliando, ao longo dos anos, a humanização e o cuidado com as pessoas.
Com este espírito solidário, foi criado, em 01/09/2020, o Projeto Acolhida, um serviço de caráter social e humanitário destinado a toda a comunidade, mas prioritariamente aos funcionários em dificuldade e suas famílias.
O projeto dedica-se às atividades de promoção humana e engajamento coletivo com ações voluntárias. São elas:

  • Serviço de acolhida e escuta: oferecido a todas as pessoas que procuram o Projeto. Este primeiro contato permite compreender, de forma individualizada, as reais necessidades dos beneficiários, para planejar respostas adequadas e, sempre que possível, com impacto a longo prazo na organização pessoal e familiar.
  • Grupos de auto-ajuda e espiritualidade: realizados semanalmente oferecem aos participantes oportunidades de reflexão, informação e socialização, além de um espaço para a oração ecumênica e o cultivo da própria dimensão espiritual.
  • Ação “Amigos do Ambiente”: consiste na coleta de material reciclável, devidamente separado e manipulado através do trabalho voluntário, posteriormente vendido a empresas do setor. Esta ação é possível graças às parcerias firmadas com vários estabelecimentos da cidade, que fornecem o material descartado para uso do Projeto.
  • Mercadinho da Acolhida: um grupo de voluntários dedica uma parte de seu tempo para a confecção de peças artesanais, posteriormente vendidas em datas comemorativas ao longo do ano com o objetivo de agregar pessoas em uma “corrente do bem” e angariar fundos para a aquisição de alimentos, materiais de limpeza, remédios, etc.
  • Grupos de voluntários doadores de sangue: funciona através de um cadastro das pessoas disponíveis para a doação voluntária de sangue, que são convocadas periodicamente. O Instituto organiza os grupos, faz o agendamento junto aos Centros de Captação e oferece o transporte para a efetivação das doações.
  • Programa Acolher: uma iniciativa de caráter social e educativo, destinada a adolescentes entre 11 e 12 anos, que tem por objetivo a formação integral, a complementação da educação regular, a socialização e o desenvolvimento de todas as potencialidades dos participantes.

Instituto
As atividades cresceram tanto que foi preciso regulamentar o Projeto de acordo com a legislação vigente, alinhando-o à Política Nacional de Proteção Social e às normativas que regem o setor. Então, em 11 de janeiro de 2022, foi constituído o Instituto Bigfer, que possibilita maior articulação com outros serviços e instituições de finalidades afins, expandindo sua atuação e gerando maior impacto social.
O Instituto Bigfer é uma associação civil de direito privado, de caráter beneficente, educativo, cultural, sem fins lucrativos, e cuja finalidade preponderante é a atuação na política de assistência social, no atendimento, assessoramento, defesa e garantia dos direitos dos cidadãos.
Toda a atuação do Instituto se pauta pelos princípios da cidadania e do crescimento integral dos atendidos nas diversas atividades assistenciais mantidas, viabilizando a convivência familiar e comunitária e a melhoria da qualidade de vida de todos os beneficiários: crianças, adolescentes, jovens e adultos.
O Instituto Bigfer acredita que o bem comum é tarefa de todos e que o desenvolvimento da comunidade acontece, de forma consistente e duradoura, na medida em que a própria comunidade se une, encontrando caminhos e soluções adequadas às situações de sofrimento e vulnerabilidade que se apresentem. Desta forma, a transformação acontece e beneficia a todos, funcionários ou não do Grupo Bigfer.

Piquenique da Acolhida

Domingo, 13/3 vai acontecer o Piquenique da Acolhida, na Villa Festas e Eventos, em Caravaggio, das 14h às 17h.
O valor da cesta é de RS 35,00.
Mais informações pelo telefone (54) 2109-2940