Farroupilhenses estão na disputa do 4º Aparados Off-Road

Marcos Luiz Giacomel e Julia Giacomel foram a Cambará do Sul para participar de um dos maiores encontros off-road do país. Serão três dias de aventura e cerca de 600 quilômetros percorridos pela região dos Campos de Cima da Serra Gaúcha

Nesta quarta-feira, 18 de setembro, chegou a hora de ligar os motores dos 4×4! Até 21 de setembro, a cidade de Cambará do Sul – conhecida como Terra dos Cânions – recebe o 4º Aparados Off-Road, que atrai para a região dos Campos de Cima da Serra Gaúcha cerca de 400 pessoas vindas de diversas localidades do Brasil (são 11 estados e pelo menos 80 municípios representados). Com três dias de evento, os participantes vão desbravar trilhas que também passam por Jaquirana, São José dos Ausentes e Bom Jesus.

A movimentação do Aparados Off-Road está concentrada no Eco Cambará Hotel, onde aconteceu a abertura da secretaria de prova, o briefing e as vistorias técnicas. Na Praça Central de Cambará do Sul ocorreu a largada promocional, às 18h30min desta quarta, para todas as categorias – Rally de Regularidade, Trilha 4×4, Passeio 4×4 e Passeio Radical. As largadas oficiais estão marcadas para esta quinta-feira, dia 19, a partir das 7h30min, com o início das aventuras. De Farroupilha esta participando a dupla Marcos Luiz Giacomel e Julia Giacomel, inscrita na categoria Passeio 4×4. Eles seguem nessa aventura a bordo de uma Toyota SW4.

A categoria Passeio 4×4 é considerada a porta de entrada para o Aparados Off-Road. Os participantes encaram trilhas mais leves, sem obstáculos extremos, e podem usar os veículos em configuração original. Eles farão um percurso total de 310 quilômetros e atravessarão rios, trechos de mata nativa e conhecerão os cânions da região. “Preparamos uma experiência que vai além de simplesmente andar de 4×4, para conhecer lugares que os participantes irão eternizar na memória. Para quem gosta da adrenalina, também haverá aquela apimentada que sempre colocamos em nossos passeios”, explica o diretor da Passeio 4×4, Anderson Vieira.

Estados representados

Outro fator que chama a atenção é que, apesar de acontecer no Rio Grande do Sul, o Aparados Off-Road está atraindo pessoas de estados bem distantes, como Pará, Piauí e Pernambuco. “Temos desempenhado o nosso propósito com sucesso. Ao atrair pessoas de tão longe para as terras gaúchas, significa que entregamos mais do que entretenimento 4×4. Nosso compromisso está em divulgar o turismo local, mostrar as nossas potencialidades e quão vale a pena visitar o Rio Grande do Sul. Junto com o rally de regularidade e das trilhas dos passeios, entregamos uma imersão na nossa cultura, gastronomia e belezas naturais (que são muitas). Quanto mais pessoas de outras regiões trazermos para os Campos de Cima da Serra Gaúcha, mais movimentamos a economia local”, disse o diretor geral do Aparados Off-Road, Alexandre Rech.

O evento termina dia 21, sábado, com premiação às 19h, no restaurante Fogo, Brasa e Sabor.

Para saber

Alguns pontos turísticos que estão na rota do Aparados Off-Road são:

  • Parque Estadual Tainhas
  • Parque Nacional da Serra Geral
  • Passo do S
  • Rio das Antas
  • Cascata dos Venâncios
  • Pico do Monte Negro
  • Cachoeira das Sete Mulheres
  • Desnível dos Rios
  • Lageado das Margaridas