Expoagas é confirmada para 20, 21 e 22 de agosto em Porto Alegre

Uma mobilização inédita de centenas de trabalhadores imbuídos na recuperação do Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, possibilitará a

Uma mobilização inédita de centenas de trabalhadores imbuídos na recuperação do Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, possibilitará a realização da Expoagas 2024 – 41ª Convenção Gaúcha de Supermercados em suas datas originais, entre 20 e 22 de agosto, reabrindo o calendário de grandes eventos após as enchentes que assolaram o estado, dizimaram comunidades e ceifaram vidas nos últimos dois meses em diferentes pontos do Rio Grande do Sul. O anúncio da confirmação ocorreu em live transmitida pelo Youtube na tarde de quinta-feira, 20 de junho – dois meses antes do encontro – pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), realizadora do evento. Em 2023, a Expoagas reuniu 62 mil pessoas e movimentou R$ 652,6 milhões em negócios, congregando 496 expositores no mesmo centro de eventos.

A transmissão reuniu supermercadistas, expositores, autoridades e membros da imprensa, e foi capitaneada pelo presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo. Segundo ele, a opção por manter o evento nas datas originais tem relação direta com a reconstrução do Estado e com o apoio que todo o Brasil está prestando aos gaúchos neste momento. “Entendemos que é hora de darmos as mãos e realizarmos este grande encontro como um propulsor da retomada para toda a economia gaúcha, já que dois terços dos nossos expositores são oriundos do Rio Grande do Sul e o Brasil quer impulsionar os nossos produtos. Teremos limitações de peso nos estandes, talvez não tenhamos a mesma estrutura de climatização e de automação na cobrança de estacionamento, mas sem dúvidas faremos a maior e mais qualificada feira de negócios destas quatro décadas de história”, antecipou o dirigente.

Atingido pelas enchentes, o Centro de Eventos Fiergs (na Zona Norte da Capital) trabalha com equipes multidisciplinares para restabelecer o uso de todas as suas instalações, mas o Teatro do Sesi e as salas adjacentes ao prédio administrativo ainda não estarão prontas a tempo. “Construiremos uma arena de qualificação, realizando as palestras em uma área coberta no estacionamento. De todos os nossos 496 expositores previstos no projeto inicial, apenas oito, que ficariam alocados em uma área que chamamos de Sala Vip, exclusiva a convidados, estarão impossibilitados. Vamos procurar remanejá-los a outros espaços ou negociar sua participação para outras edições”, explica Longo, lembrando que a AGAS já havia protocolado à Federação das Indústrias do RS, proprietária do espaço, um pedido de ampliação do Centro de Eventos.