Expoagas 2024: Rubinho, Maju Coutinho e Carpinejar estão entre os palestrantes

O Agas Mulher e o Agas Jovem serão realizados com participação de lideranças femininas e sucessores do setor supermercadista gaúcho

Realizada desde 2001 no Centro de Eventos Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, a Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2024 chegará à sua 41ª edição na semana que vem, entre os dias 20 e 22 de agosto, com a expectativa de superar os recordes de público e de negócios registrados no ano passado. Afetada pelas enchentes de maio, a sede da Fiergs será mais uma vez o palco do encontro, com adaptações devido aos prejuízos estruturais causados pela maior catástrofe climática do estado.

A feira de negócios deverá movimentar R$ 700 milhões em negócios nos três dias, recebendo 63 mil visitantes de toda a cadeia do abastecimento. O evento terá um roteiro de homenagens e reconhecimentos a empresas, entidades e personalidades que atuaram de forma decisiva na retomada da economia gaúcha após as enchentes e que integram o projeto Ajuda Sul, da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) com outras instituições para auxiliar na reconstrução do estado.

No ciclo de qualificação, haverá debates e palestras com empresários, consultores e conferencistas renomados, como o ex-jogador Paulo César Tinga, o ex-piloto Rubens Barrichello, os jornalistas Maju Coutinho e Fabrício Carpinejar e os palestrantes Dado Schneider e Arthur Igreja. O Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) reunirá especialistas de áreas do varejo, com experts em temas como arquitetura, gerenciamento por categorias, trade marketing, tributação e gestão de recursos humanos.

A programação jovem é ainda mais abrangente, com a realização do II Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas a partir de sábado que vem, dia 17 de agosto, em roteiro prévio à Expoagas, que inclui visita a pontos turísticos da Serra, supermercados e fornecedores. “O AGAS Jovem é um núcleo criado há 21 anos que virou modelo para o setor no Brasil, já que foi pioneiro e está espalhando o associativismo junto a jovens empreendedores de diferentes estados”, diz o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.