“Educar vai além de conteúdos”
Com este princípio, a professora Sonia Táparo, do colégio CNEC, envolve seus alunos e divulga que a instituição é ponto de coleta de embalagens de remédio para a colaboração com o Recanto da Compaixão Frei Salvador, em Caxias do Sul
Enquanto vivemos nossos dias, obras significativas vão sendo construídas com o empenho de pessoas altruístas e com as quais podemos colaborar. No antigo prédio do INSS de Caxias do Sul, por exemplo, nasce um espaço que está sendo reformado para abrigar idosos em situação de vulnerabilidade: o Recanto da Compaixão Frei Salvador, idealizado pela Associação Mão Amiga, do frei Jaime Bettega.
Uma das maneiras que podemos colaborar, além do apoio com doações de recursos financeiros para esta obra social de importância fundamental para a nossa região, é com a entrega das embalagens plásticas de remédios, os blisters dos comprimidos, no colégio CNEC, um dos pontos de coleta das embalagens.
Com a reciclagem deste material serão produzidos as portas e os rodapés do Recanto da Compaixão. Envolvidos na questão, os alunos da Educação Infantil da professora Sonia Táparo, do CNEC. “Além de ajudar os idosos, estamos colaborando com o meio ambiente também. Com meus alunos, já derretemos as embalagens no laboratório para que eles possam entender o processo, fizemos vídeo com eles dizendo com o que gostariam de presentear as vovós e vovôs do Recanto e temos até um mascote na sala de aula para este projeto”, conta a professora.
Ela diz que já foi realizada uma entrega de embalagens de remédios e que o colégio está recebendo bastante da população. Qualquer pessoa pode entregar as embalagens no colégio, não apenas os familiares de alunos da instituição.
Para Soninha, participar e envolver os alunos em ações deste tipo carrega um propósito especial. “É cumprir minha missão dentro da educação, pois educar vai além de conteúdos. Engajar os alunos em projetos sociais é também desenvolver empatia, consciência social, buscando assim formar cidadãos do bem e que farão a diferença futuramente”.