Depois de ganhar do líder, Brasil perde para o lanterna
Rubro-verde derrotou quem nunca tinha perdido e perdeu para quem só tinha uma vitória
Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br
.
O time do Brasil de Farroupilha foi do céu ao inferno no intervalo de apenas três dias, entre o domingo, 30 de junho, e a quarta-feira, 3 de julho. Ou seja, no domingo venceu ninguém menos que o líder do Grupo A do Campeonato Gaúcho 2024, Série A2, o Glória, de Vacaria, pelo placar de 1 x 0. O gol no clássico serrano pela Divisão de Acesso, aconteceu aos 45 do primeiro tempo, em forte chute, de fora da área, do lateral esquerdo Diego Hoffmann.
Mas na quarta à noite, também em casa, conseguiu a proeza de levar 3 x 1 do – simplesmente! – lanterna do grupo, o Cruzeiro, de Cachoeirinha. Jocenir abriu o placar para o Brasil aos 11 minutos do primeiro tempo. Mas o Cruzeiro empatou com Ramon, aos 24, e virou com Cristian, aos 25. Na segunda etapa, Ramon anotou o terceiro, aos 36 minutos. O Cruzeiro só tem duas vitórias na competição, ambas sobre o Brasil, de Farroupilha.
Não bastasse a derrota, o Rubro-verde perdeu a quarta colocação para o União Frederiquense que venceu o Gaúcho, de Passo Fundo, por 2 x 1. Faltando duas rodadas para encerrar a fase classificatória do Gampeonato Gaúcho 2024, Divisão de Acesso, o Brasil joga no domingo contra o forte Passo Fundo (segundo colocado com 21 pontos), no Vermelhão da Serra. Se perder, para voltar ao grupo dos quatro que se classificam vai precisar torcer para uma derrota do União Frederiquense diante do Glória, que se firmou na liderança, com 29 pontos, e bater o próprio União na última rodada, nas Castanheiras, quarta, dia 10, à tarde.
Mesmo com a derrota desta quarta, o time da Capital da Malha, com 15 pontos somados em 12 jogos (cinco vitórias e sete derrotas) não corre risco de rebaixamento para a próxima temporada. Pelo regulamento da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), apenas um time da Série A2 cai de divisão. No caso, tudo indica que deve ser o Cruzeiro, que está na lanterna do Grupo A, com oito pontos, quatro a menos que o Gaúcho e o Esportivo.