Curso de Modelista do SENAC: mais uma turma preparada para o mercado de trabalho
A pandemia trouxe muitas mudanças na vida de todos, e na área da moda não foi diferente. O consumo mudou,
A pandemia trouxe muitas mudanças na vida de todos, e na área da moda não foi diferente. O consumo mudou, a forma de vestir também. No início, com as pessoas estando mais tempo em casa, buscou-se peças mais confortáveis, prezando pelo conforto. Depois, vimos os desfiles das semanas de moda trazendo looks exuberantes, com brilhos e muitas cores.
O momento histórico atual está também revolucionando a indústria da moda ao fazer as pessoas reconsiderarem o papel que as roupas desempenham em suas vidas: armários cheios não tiveram muita utilidade no período que vivemos. Além disso, fala-se cada vez mais no impacto do consumo desenfreado e a sustentabilidade, mostrando que não há mais tanto espaço para empresas que desempenham atividades com fins meramente econômicos. É preciso ter consciência no consumo, buscando soluções para os problemas da sociedade e promovendo um impacto positivo.
Para a turma do curso de Modelista do Senac Farroupilha que se formou este ano, foi proposto um projeto final no qual os alunos desenvolvessem suas criações buscando inspiração nesse período de pandemia, trazendo um significado para a peça de roupa.
O projeto foi desenvolvido durante as aulas, onde os alunos colocaram em prática todo o aprendizado que obtiveram ao longo do curso, além de desafiarem-se a novas propostas de vestuário. Na proposta, os alunos criam um esboço da sua ideia inicial, desenvolvem a modelagem da peça de roupa em medidas pessoais, fazem o corte e costura do tecido (por vezes terceirizados), criam uma ficha técnica, desenho e fazem análise de custos de tecidos e aviamentos utilizados. O resultado final tem um significado diferente para cada um e traz grande satisfação a todos. Além de se tratar de um aprendizado em conjunto, onde compartilham os desafios e os resultados obtidos.
O curso forma modelistas aptos a ingressarem no mercado de trabalho, aprendendo na prática a aplicação de técnicas de modelagem, construção de bases a partir de uma tabela de medidas ou sob medida, e interpretação de diversos modelos da modelagem feminina e masculina, num total de 210 horas de curso. A turma registrou o resultado do projeto com fotografias em estúdio, com a fotógrafa Fran Dal Monte, onde cada aluno vestiu sua peça criada. Confira a seguir os alunos formandos e suas criações.
Confirma a programação dos cursos para 2023!
Matriculas abertas:
• Modelista – 210h
• Técnicas de Costura e Modelagem para peçasdo vestuário – 150h
• Consultoria de Estilo e Colocaração Pessoal – 78h
Rua da República, 617
Fone: 3268 3500
WhatsApp – 54 99272 7097