CSG mapeia profundidade e relevo dos rios para melhorias em pontes do Vale do Caí
Denominado como batimetria, estudo ocorreu em 21 estruturas localizadas na ERS-122, entre os quilômetros 11 e 38. As informações coletadas servirão de base para o planejamento de intervenções estruturais
A CSG realizou, na primeira quinzena de janeiro, o mapeamento da profundidade e do relevo do fundo de rios e cursos d’água, em 21 pontes na ERS-122, entre os quilômetros 11 e 38, no Vale do Caí. Denominado de batimetria, a análise busca subsidiar obras de reforço e alargamento de pontes e rios, assim como de manutenções necessárias.
Os estudos foram realizados próximos às estruturas sobre rios e arroios como o Rio Cadeia, Arroio Paradiso, Arroio Três Mares, Rio Caí, Rio Mauá, Arroio Colúmbio e Arroio Forromeco. Todas as informações coletadas servirão de base para o planejamento de futuras intervenções.
O diretor de investimentos da CSG, Marcos Gruba, conta que os equipamentos utilizados na batimetria são capazes de gerar mapas em 2D e 3D, o que também pode servir como base de dados da região na preservação dos recursos hídricos.
“A técnica de batimetria utiliza equipamentos avançados, como ecobatímetros e sensores DGPS para gerar mapas, permitindo análises detalhadas de profundidade e relevo. Os dados são essenciais para ações que garantirão a segurança e funcionalidade das estruturas, beneficiando tanto motoristas quanto as comunidades locais. Com ele conseguiremos ter um maior controle quanto à movimentação dos rios com o passar dos anos”, explicou.
Obras
A batimetria faz parte do desenvolvimento inicial de projetos para pontes sob a administração da CSG na região. Entre as intervenções previstas em contrato, como o alargamento dos acostamentos externos das pontes, onde deve ser instalada faixa de segurança, também será realizado o reforço estrutural e recuperação de pontes antigas que se encontram defasadas em relação às plataformas atuais das rodovias brasileiras.
As pontes também receberão a implantação de barreiras do tipo New Jersey, mais resistentes e projetadas com objetivo de evitar acidentes graves. O equipamento tem uma capacidade maior de absorção da energia de impacto, reduzindo a desaceleração e estimulando a recondução automática do veículo à via.
Pontes avaliadas
Rodovia | Km | Descrição |
ERS-122 | 11+440 | Ponte sobre o Rio Cadela |
ERS-122 | 11+440 | Ponte sobre o Rio Cadela |
ERS-122 | 12+410 | Viaduto sobre a várzea do Cadela |
ERS-122 | 12+410 | Viaduto sobre a várzea do Cadela |
ERS-122 | 14+820 | Viaduto sobre a VRS-874 |
ERS-122 | 15+570 | Viaduto sobre o acesso a São Sebastião do Cai |
ERS-122 | 15+570 | Viaduto sobre o acesso a São Sebastião do Caí |
ERS-122 | 18+970 | Ponte sobre o Arroio Paradiso |
ERS-122 | 18+970 | Ponte sobre o Arroio Paradiso |
ERS-122 | 19+580 | Ponte sobre o Arroio Três Mares |
ERS-122 | 19+580 | Ponte sobre o Arroio Três Mares |
ERS-122 | 23+010 | Ponte sobre o Rio Caí |
ERS-122 | 23+010 | Ponte sobre o Rio Caí |
ERS-122 | 25+230 | Viaduto sobre a Estrada Municipal – Contorno |
ERS-122 | 25+230 | Viaduto sobre a Estrada Municipal – Contorno |
ERS-122 | 26+160 | Ponte sobre o Rio Mauá |
ERS-122 | 26+160 | Ponte sobre o Rio Mauá |
ERS-122 | 28+330 | Ponte sobre o Arroio Colúmbio |
ERS-122 | 28+330 | Ponte sobre o Arroio Colúmbio |
ERS-122 | 37+300 | Ponte sobre o Arroio Forromeco |
ERS-122 | 37+300 | Ponte sobre o Arroio Forromeco |