Convenção da CDL Caxias reúne 2,1 mil pessoas e entidade anuncia segunda edição em 2024

Evento trouxe profissionais de renome nacional, como Joel Jota e Sandra Chayo, e os empresários Eduardo Colombo e Pedro Brair. Temas relacionados ao marketing digital e inovações no varejo tiveram destaque na estreia da atividade no calendário da entidade

Uma tarde e início de noite de imersão, inspiração e relacionamento. Foi nesta levada que 2,1 mil pessoas participaram da 1ª Convenção da CDL Caxias na quinta-feira (10), no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva. Nomes como do ex-nadador da Seleção Brasileira, Joel Jota, e da sócia e diretora do Grupo HOPE, Sandra Chayo, que se apresentaram pela primeira vez em Caxias do Sul, foram ouvidos de forma atenta e participativa pelo público.

Eduardo Colombo, presidente da CDL Caxias. FOTO: Off Photo/CDL Caxias

Os empresários Eduardo Colombo, das Lojas Colombo, e Pedro Brair, da Rede de Farmácias São João, Marcos Finokiet, CEO da Finokiet Franquias e consultor empresarial, e o criador do perfil @marketeiroconfesso, Marcus Vinícius Tonin, completaram o time responsável pela estreia do evento no calendário dos empreendedores caxienses.

O presidente da CDL Caxias, Eduardo Colombo, citou o sucesso do evento como um dos motivadores para que sejam realizadas outras iniciativas tanto para os associados como para os próprios funcionários das empresas. Colombo afirmou que um dos legados que aprendeu com o avô Adelino Colombo, fundador das Lojas Colombo, foi de fazer o básico bem feito, prestar um bom atendimento e focar no negócio.

“A primeira Convenção da CDL Caxias foi um sucesso. Colocamos neste evento 2,1 mil pessoas, o que a torna, sem dúvida, uma das maiores convenções do Sul do Brasil. Os conteúdos que foram trabalhados foram de grande valia. Muitos insights aconteceram. O networking também foi muito importante. Já estamos preparando a Convenção do ano que vem. Precisamos repetir esse tipo de evento, voltado ao associativismo”, garantiu.

Pedro Brair, Rede de Farmácias São João
Marcus Vinícius Tonin, criador do perfil @marketeiroconfesso. FOTO: Off Photo/CDL Caxias

Logo na abertura da convenção, o “marketeiro confesso” Marcus Vinícius Tonin tratou de desmitificar a área em que atua e de provocar os participantes para que não tivessem medo de errar na hora de colocar em prática o marketing digital. Tonin enfatizou a necessidade de ter constância, organização e de nunca esquecer do principal objetivo do marketing, que é a venda. 

Um dos destaques nacionais da Convenção da CDL Caxias, a sócia e diretora do Grupo HOPE, Sandra Chayo trouxe a experiência de ter iniciado aos 20 anos na empresa da família e levado o olhar feminino na transformação de peças íntimas em artigos fashion. Sandra falou sobre as transformações e inovações na HOPE ao longo dos anos, como ter sido a responsável pelo primeiro merchandising da TV brasileira, nos anos 1980, até a mudança de foco de fornecedora para lojas de departamento à expansão de franquias.

Sandra Chayo, sócia e diretora do Grupo HOPE. FOTO: Off Photo/CDL Caxias


A empresária lembrou do legado do pai, Nissim Hara, imigrante libanês, que construiu no Brasil um sonho tendo como princípios a esperança, que dá nome à marca, a inovação e a oportunidade de mercado que ele observou com a falta de peças de lingerie no varejo brasileiro.   

“Esperança é o que nos move. É acreditar que o futuro vai ser melhor do que hoje. Saber aproveitar as oportunidades, ter garra, coragem e fazer acontecer. Quando entrei na empresa, em 1999, 70% das venda eram para as lojas de departamento. Foi necessário ter coragem para fazer essa transformação no negócio. Investimos de forma ousada em comunicação e hoje produzimos 7 milhões de peças por ano, 200 franquias, mais de 8 mil pessoas e 1,3 mil empregos diretos”, falou para a plateia.

Marcos Finokiet, CEO da Finokiet Franquias e consultor empresarial. FOTO: Off Photo/CDL Caxias

Marcos Finokiet, CEO da Finokiet Franquias e consultor empresarial, discorreu sobre temas relacionados à jornada do consumidor na palestra “Varejo em Movimento: tendências e insights”. Especialista em modelos de negócios, franchising, varejo e expansão de redes, Finokiet enfatizou que o cliente quer se relacionar com as marcas onde se sente mais à vontade, seja no meio físico ou digital.

Finokiet também defendeu a dica dada pelo empresário Eduardo Colombo, de fazer o básico bem feito, e citou a importância das lojas físicas como pontos de experiência sensorial. Ele destacou que o varejo está sempre em movimento, e que os empreendedores podem escolher se querem andar para frente, para o lado ou apenas ficarem parados.


“Com foco no consumidor, tendo nas lojas como ponto de relacionamento, personalização e uso da tecnologia as chances aumentam de ser bem-sucedido”, realçou, dando exemplos de redes que valorizam um atendimento mais humanizado.

Joel Jota, palestrante, youtuber, ex-atleta da seleção brasileira de natação. FOTO: Off Photo/CDL Caxias

No apagar das luzes, Joel Jota trouxe uma palestra que pode ser vista como uma lição de superação e busca pela excelência. O ex-nadador contou a sua história, desde que era atleta, e falou da importância de ser treinado para a competitividade para os desafios. Ele fez críticas à educação no Brasil que, segundo ele, não estimula a competitividade e nem para que as crianças aprendem a falar em público.

“O mundo é competição. Competitividade é diferente de rivalidade. O esporte traz esse sentido de forma muito natural, ensina a ter disciplina, resiliência, cair e levantar. Se eu puder dar uma dica é: coloque seus filhos para praticar um esporte e competir”, provocou.

Joel compartilhou a história da família, que tem mais de 50 tios e 150 primos, e relatou a sua origem de pais nordestinos.

“Não importa de onde você veio, mas para onde você quer ir. Hoje posso dizer que sou rico, porque riqueza é tempo, saúde, dinheiro e paz, e eu tenho todas essas coisas”.

Além das palestras, a Convenção da CDL Caxias trouxe um painel sobre modelos de expansão de negócios, com a participação de Eduardo Colombo e Pedro Brair e a primeira edição da feira de negócios, que teve 16 estandes dos setores de comércio, serviço e indústria, sendo quatro das empresas parceiras do evento: Sicredi Pioneira, Unimed Nordeste, Marelli e Caxias Urbano. Nos outros 12 espaços estavam AR Monitoramento, RS Garanti, Squid, Biogênese Licenciamento Ambiental, Sebrae RS, Controle Sul Sistemas, Datalan, Ocana MKT, Adderi, Milletour Viagens e Turismo, Teevo e Scoreplan.