Comitiva de Farroupilha conhece o projeto Fábrica de Gaiteiros do músico Renato Borghetti
Objetivo da visita é uma possível implantação no município
Uma comitiva de Farroupilha, liderada pelo Secretário de Gestão e Governo Thiago Galvan, e que contou ainda com a presença de músicos e professores da Escola Pública de Música, ligada à Casa de Cultura, esteve na última semana em Barra do Ribeiro, conhecendo o projeto Fábrica de Gaiteiros, do músico Renato Borghetti.
O objetivo da visita foi de conhecer as instalações e o projeto que possibilita o acesso de crianças e jovens dos 7 aos 15 anos ao aprendizado do acordeão “gaita de oito baixos”, de forma gratuita. Hoje, o Fábrica de Gaiteiros já está presente em 22 cidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Uruguai.
O Secretário Galvan comentou a importância da inserção das crianças neste meio.
“O projeto trabalha com o fomento e o desenvolvimento do interesse pela música nas crianças entre 7 e 15 anos, o que é salutar esse contato com a arte para o desenvolvimento psicológico, social e de caráter das crianças.”, disse.
Durante a visita, a comitiva pode conhecer sede do projeto da Fábrica de Gaiteiros, um pavilhão de 1932 com 856m2 onde se encontra a fábrica, auditório, exposição, salas de aula e biblioteca. O local é aberto para visitações e oferece uma variada programação cultural.
Os instrumentos produzidos no local não são comercializados sendo exclusivos para o ensino dos alunos que podem levar o instrumento para casa em forma de rodízio.