Atuaserra Região Uva e Vinho elege diretoria de olho no turismo
A Atuaserra – Instância de Governança Regional Uva e Vinho para o turismo – escolheu novos dirigentes para o período 2024-2026
O encontro foi realizado de forma híbrida, com parte dos participantes na sede da entidade, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, e os demais de forma on-line. Fabiano Gatto, assessor contábil, fez a prestação de contas do exercício fiscal de 2023 e apresentou os atos contábeis e as principais ações da entidade no último biênio. Beatriz Paulus, diretora executiva da Atuaserra, esclareceu que a apresentação é uma formalidade, pois a entidade presta contas mensalmente aos associados.
Beatriz também agradeceu à diretoria que se despede da gestão 2022-2024, liderada por Roberson dos Santos, empresário indicado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Prata – CDL. A presidente eleita, Fabiana Prestes, bacharel e especialista em Gestão Pública com ênfase em Gestão de Cidades, tem mais de 20 anos de experiência na área, tendo atuado em diversos municípios como André da Rocha, Monte Belo do Sul, Ibiraiaras, além de trabalhar junto ao governo do estado, onde comandou a Delegacia Regional do Trabalho, em Lagoa Vermelha. Atualmente, é secretária municipal de Planejamento em Lagoa Vermelha e foi indicada pela CDL de Nova Prata.
Fabiana diz que esta nova administração da Atuaserra é bastante simbólica, com duas mulheres na liderança, uma com expertise no setor público e a outra dedicada aos negócios no setor privado. “Sempre busquei levar a política pública do turismo para dentro das prefeituras, pois acredito que, através do turismo, podemos mover montanhas e desenvolver os nossos municípios. A economia do turismo é diferenciada, pois o dinheiro fica na cidade, o recurso vai para quem produziu o queijo, para o hotel onde o turista se hospedou, e permanece no município. Acredito na união das forças do setor público e do privado, desempenhando seu papel de levar crescimento”, afirmou a presidente eleita
Por sua vez, Raísa Bettú Lazzari, que assume como vice-presidente da entidade, indicada pela Apeme de Garibaldi, é integrante da rota de turismo rural Estrada do Sabor, e já atuou junto ao Conselho Municipal de Turismo de Garibaldi. Formada em Turismo e Administração, especializada em Vitivinicultura, desenvolveu sua paixão por turismo auxiliando na propriedade da família, a Osteria Della Colombina, onde adquiriu grande parte de seus conhecimentos. Ela destacou que cresceu em meio ao turismo. “Minha família ingressou no turismo por um anúncio da Atuaserra, que queria criar em Garibaldi o então turismo rural. Assumir o Comtur na pandemia (Covid-19) foi um grande desafio e, agora, devido aos movimentos climáticos, também será bem desafiante”, comentou.
Por unanimidade
- Presidente: Fabiana Braciak Prestes (CDL Nova Prata)
- Vice-presidente: Raísa Bettú Lazzari (APEME Garibaldi)
- Tesoureiro: Clacir Romagna (CIC Garibaldi)
- Secretária: Rita Michelin (Atuaserra)
- Conselho Fiscal:
- Daiane Cristina da Costa (CIC Antônio Prado)
- Ariovaldo Carvalho Ribeiro (Sindilojas Nova Prata)
- Daniela Michelon Cielo (ACIV Veranópolis)