A casa da família Sebben é parada obrigatória para as fotos natalinas

Tradição é mantida há mais de 40 anos pelos irmãos Vera, Viviane, Roseli e Roberto, que estão transmitindo o sentimento às novas gerações da família

A cidade tem atrativos que alimentam tradições de várias naturezas. No Natal, em especial, algumas residências se transformam em cenários que alegram os olhos e despertam a vontade de guardá-los além da memória e é por isso que as pessoas não pensam duas vezes antes de posarem para a foto perto deles. A casa da família Sebben, no bairro Nova Vicenza, é um deles.


Desde o início dos anos 80, a matriarca dona Élia, falecida em 2013, alimentou nos filhos o encanto pelo Natal. Com a chegada dos netos, o gosto por decorar a casa e vivenciar tudo o que a data traz com ela aumentou e neste crescente foi até que a residência acabou se tornando uma atração.


“Um dia veio um rapaz aqui na frente e trouxe o filho para bater uma foto com ele no jardim porque há mais de 30 anos ele havia feito o mesmo com pai dele, aqui, no jardim de casa! Isso nos enche de emoção porque a mãe dizia que o Natal devia ser preparado como a festa mais linda das nossas vidas! ”, conta Vera que, com os irmãos Viviane, Roseli e Roberto seguem honrando o desejo da progenitora.

Vera Sebben mantém a tradição junto aos irmãos. FOTO: Claudia Iembo

E a casa é mesmo digna de retratos. Por fora, toda iluminada, com detalhes pensados com carinho para mostrar não apenas o charme da família Noel e suas renas, mas também para propagar a fé que professam em Jesus, o aniversariante de dezembro.


Portão adentro, uma surpresa atrás da outra, começando pelo jardim lateral com um presépio e uma oliveira, a árvore sagrada, carregada de significado junto dele. Nos fundos é como se entrássemos na própria casa do papai Noel, que está com sua família à mesa repleta de guloseimas. Na decoração, bules que pertenceram à dona Élia, cobertos com toalhinhas em tule que emprestam toda a nostalgia à cena. Luzes, pinheiros, bolas, renas e o que mais lembrar a data. Todo ano artigos novos chegam para somar à coleção.


Na cozinha uma vila do papai Noel em miniatura, com andares de ornamentos delicados e carregados de valor sentimental, assim como o presépio da sala que, segundo Vera, tem mais de 50 anos! Uma mesa de centro repleta de todos os tamanhos de Noéis, uma árvore branca com bolas lilás e rosa, cuja base passa um trenzinho, enfim, difícil descrever tantos itens.


“Começamos a tirar a decoração de Natal das caixas em setembro, o que faz com que o nosso Natal seja bem longo. Toda a família ajuda: irmãos, cunhados e cunhada, sobrinhos, os eletricistas que nos auxiliam, enfim, muito trabalho para todos e a recompensa de ver tudo pronto para os amigos, conhecidos e crianças que nos visitam para registrarem o Natal, que para nós é especial e mágico”, esclarece Vera.

Cada detalhe cuidadosamente exposto para encantar. FOTO: Claudia Iembo

A irmã Viviane concorda. “Manter esta tradição é levar para as pessoas a alegria, o encantamento e a magia de uma decoração natalina que irá relembrar as pessoas que nos visitam o verdadeiro significado do Natal, o nascimento de Jesus Cristo e o nosso renascimento, o encontro das famílias, o despertar do amor e a doação para o próximo”, acrescenta.


Na casa Sebben, a ceia, que celebra Jesus e na qual não faltam perus e muitas sobremesas, é compartilhada entre 25 pessoas, em média. Os irmãos seguem a tradição que aprenderam com a mãe e vão mantendo a história da família, passando o sentimento para as gerações mais novas.
“No dia 06/01 desmontamos tudo e guardamos com carinho, mas chega a dar um vazio”, diz Vera.


Até lá, o encantamento é garantido no bairro Nova Vicenza, bem atrás da Igreja São Vicente Mártir. Vale a visita, vale a foto!

REPORTAGEM: Claudia Iembo

O presépio e a oliveira do jardim: valores sentimentais