1º Fórum Municipal de Turismo é realizado em Farroupilha

Informações relevantes sobre turismo, perfil de turistas na região e compartilhamento de iniciativas de sucesso marcam o evento

Na tarde de 27 de setembro, o turismo ganhou a atenção como poderosa ferramenta de desenvolvimento do município em uma ação promovida pela Prefeitura de Farroupilha, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, juntamente com o Conselho Municipal de Turismo de Farroupilha, Sebrae, Sindilojas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e AtuaSerra.
O 1º Fórum Municipal de Turismo trouxe o compartilhamento de iniciativas turísticas de sucesso como a de Muçum, cidade de cinco mil habitantes, conhecida como “Princesa das Pontes”, cujo projeto Trem dos Vales – um passeio de 46 quilômetros pela Ferrovia do Trigo com 23 túneis e 15 viadutos, entre eles o famoso Viaduto 13, o mais alto das Américas, que percorre os municípios de Guaporé, Dois Lajeados, Vespasiano Corrêa e Muçum. O projeto possibilitou o surgimento de outras atrações locais, apresentadas pelo prefeito Mateus Trojan.
“A maior parte dos investimentos feitos em Muçum foi com parcerias da iniciativa privada, sempre muito válidas. Criou-se uma sequência de rotas favorecendo o turismo na região”, afirmou Trojan.

Participantes do intercâmbio de Cadaval discorreram sobre o que viram em Portugal. FOTO: Claudia Iembo

Encantado
Fabrício de Medeiros trouxe aos participantes do Fórum as especificidades do Cristo Protetor de Encantado, o maior do mundo com altura total de 43,50 metros (o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, por exemplo, mede 30 metros) e o único que permite ao turista chegar ao coração, um mirante de vidro.
Embora a construção do Cristo de Encantado esteja atraindo turistas – segundo Medeiros, 100 mil visitas foram conduzidas de maio a setembro deste ano – os investimentos na atração mal começaram. “Estamos trabalhando os efeitos da geração de mídia espontânea e investindo na projeção do Parque do Cristo, onde serão construídas estruturas para receber com responsabilidade ambiental, social e turística os visitantes”, explicou.
Em novembro, quando acontecerá o Festuris Gramado, uma das mais tradicionais feiras de turismo do país, os prefeitos de Encantado e do Rio de Janeiro falarão de seus respectivos Cristos, como antecipou Medeiros. “Não somos concorrentes, somos parceiros. Brincamos que o Cristo Redentor continua lindo e o nosso, Encantado”.

Fenachamp
As soberanas Verônica, Laura e Débora, convidaram para a participação na Fenachamp, que acontece de 6 a 30 de outubro, aos fins de semana em Garibaldi.

Perfil
Na sequência do evento, Emerson Monteiro, do Sebrae, apresentou dados do Plano Municipal de Turismo e do Mapa de Comportamento do Turista no Rio Grande do Sul, destacando os perfis de turistas que Farroupilha atrai, entre eles os turistas com perfil “espiritual”, devido ao interesse no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio. “Nós, do Sebrae, vamos explorar e trabalhar os perfis de turista para construirmos um caminho no turismo do Rio Grande do Sul”, enfatizou.
Encerrando o Fórum, Déborah Feltrin, Felipe Bertuol, Fernanda Tonini, Mônica Mugnol Verona e Mônica Schneider discorreram sobre a experiência que tiveram no intercâmbio à cidade de Cadaval, em Portugal, que pelas características em comum com Farroupilha é considerada cidade irmã para troca de informações e conhecimentos.
Rumo ao fim do ano, época em que turistas são atraídos à região sul para os espetáculos natalinos, Farroupilha e as cidades vizinhas mostram-se atentas às oportunidades de crescimento trazidas pelo turismo. É só questão de experimentar. Experimente Farroupilha.