Os 60 anos da Lojas Colombo

A maior rede de varejo do sul do país no segmento de eletros e eletrônicos completa 60 anos de sua fundação. Se é possível resumir e traduzir em palavras uma trajetória de sucesso como a de Adelino Colombo e a da empresa que criou, o registro está marcado para sempre na publicação especial que celebra a ocasião. Um pouco dela, aqui

No último sábado, dia 30 de novembro, a Lojas Colombo comemorou seus 60 anos em um evento que reuniu convidados na Casa Perlage, em Farroupilha.

A história da empresa é marcada pela persistência e pelo espírito arrojado de seu fundador, Adelino Colombo, que liderou – e ainda lidera como presidente do Conselho Administrativo – a evolução do que nasceu como um pequeno comércio (Casa Eletro Rádio) e se tornou uma das mais significativas redes de varejo do país, com 240 lojas.

Da mesma forma como iniciou o negócio, a partir de uma necessidade do consumidor e de uma oportunidade de mercado, a rede foi se adaptando às exigências dos clientes, enfrentando as mudanças de comportamento e inovando estratégias. Assim, variados modelos de lojas e serviços foram criados para propiciar felicidade aos consumidores, desde a primeira filial, em 1965, em Caxias do Sul, às novas tecnologias do varejo digital, com lojas virtuais e aplicativos que agilizam o encontro da gama de produtos oferecidos. 

A expansão do e-commerce possibilitou aos clientes o acesso a mercadorias que fugiam do escopo de atividades da rede. Os anos trouxeram inovação e a marca cresceu junto com os brasileiros.

Os salários são muito baixos no Brasil. O país não pode se desenvolver senão tiver renda para todos.

 

Família

A empresa de Adelino Colombo é familiar feita e pensada para famílias, tanto é que a política é focada na admissão por competência, destacando-se por aceitar contratação de parentes. 

A rede entende que abrirt as portas para filhos, pais ou irmãos é uma forma de valorizar a base familiar. A iniciativa tem gerado retornos positivos, pois a alma da Lojas Colombo está em seus colaboradores. 

O próprio senhor Colombo, ao ser questionado, na entrevista da publicação especial do aniversário, entregue aos convidados na noite, disse: “O que não pode faltar na empresa é otimismo e respeito aos colaboradores. Na empresa somos um tripé, sem um deles não se vive: patrimônio, clientes e, o mais importante, os colaboradores. Se amanhã, ninguém aparecer para trabalhar, o que eu faço?”.

Relacionamentos fortes com colaboradores e também com os parceiros e fornecedores. Com ideias diretas e claras sobre suas necessidades, a Lojas Colombo tornou-se referência de solidez e confiabilidade em meio a negociações por qualidade, preços e prazos, o que favoreceu a reputação da empresa.

Com estreita relação com a comunidade, a rede mantém iniciativas de ações de inclusão, preocupação com o meio ambiente, apoios a eventos sociais, culturais, esportivos e de lazer. A Lojas Colombo é ligada ao local onde atua, contribuindo para a evolução da sociedade.

Princípios e valores do empresário que aos 88 anos continua à frente dos negócios, acreditando que “um homem nunca deve se dar por realizado, sempre há algo a ser feito no dia de amanhã”. Ele mesmo explica a afirmação. “Quem não pedala, cai da bicicleta. Sempre temos algo para fazer. Se estamos com a cabeça baixa, pensando que está ruim, não vamos para frente. Tem que ter ambição. Cada um sabe o que o motiva. Não é só pelos metais. É muito bom poder fazer pelos outros. Agradeço a Deus por hoje poder ajudar. Aprendi na vida que somos mortais, não levamos nada daqui”, diz senhor Colombo.

“Honestidade é obrigação”.

 

Gratidão e otimismo

Com mais de uma centena de prêmios recebidos, o admirado empresário ressalta que em sua longa história de sucesso o destaque é de sua esposa Ruth. 

Juntos há 63 anos, o casal tem quatro filhos, 10 netos e um bisneto. “Ela foi uma batalhadora do meu lado. Uma pessoa muito importante, participou das decisões comigo, sempre incentivando”.

Segundo ele, a Lojas Colombo completa seis décadas de maneira respeitosa, com apreço e reconhecimento de clientes, comunidade e fornecedores. Questionado sobre qual o sentimento ao comemorar os 60 anos da Lojas Colombo, seu criador – cujo sonho quando menino era ficar atrás do balcão, com o lápis apoiado na orelha, e atendendo aos clientes, responde: “Me dá esperança de mais tempo, me sinto feliz porque tenho dado muito emprego. Como sempre fui otimista, não tenho a menor preocupação em investir porque sei que as coisas amanhã se modificam. Iniciamos a recuperação de lojas e imóveis. Acredito no amanhã”.

Esta crença do senhor Colombo no amanhã também alimenta o sonho que ainda deseja realizar. “Eu me considero um homem de sorte. Meu sonho deve se realizar. Eu tentei por diversas vezes a sucessão. Meu desejo é que haja uma boa sucessão para a empresa continuar”, confessa honestamente na entrevista que a publicação especial traz.

“Conheci pessoas que morreram ricas, mas posso dizer que morreram pobres. Elas não viajaram, não conheceram o mundo. Temos que saber ganhar dinheiro, mas também temos que saber gastar”.

 

Futuro

Os 60 anos da Lojas Colombo foram destinados à busca contínua do desenvolvimento. A empresa está, segundo consta no material, com processos prontos e estratégias elaboradas para intensificar o varejo de relacionamento, pois o cliente está sempre em evidência.

A inovação conduziu a direção nestas primeiras décadas e vai continuar a conduzir pelas próximas. 

Baseada na maturidade dos seus 60 anos, a Colombo sabe que precisa aprender com o passado, entender o presente e olhar para o futuro. O ciclo é constante: preparo, renovação, continuidade, investimento. A empresa seguirá pensando em formas de fazer diferente, o que é fundamental para atender às exigências do mercado e do novo consumidor. A Lojas Colombo permanecerá focada em encontrar meios para facilitar a vida das pessoas e disseminar felicidade.

“Você tem que estar preparado para ser líder. Você faz, você conduz. Não é um privilégio. Não se compra, se conquista. Se aprende, se quiser”.

 

Renato Bellaver: uma vida dedicada a Lojas Colombo

O advogado Renato Bellaver acompanhou a transformação e a inovação da Lojas Colombo, pois há mais de 50 anos figura entre os colaboradores.

Contratado como auxiliar administrativo, aos 19 anos, o estudante entrava para implantar controles internos e de contabilidade. Ao longo do tempo, acompanhou de perto e participou de momentos decisivos, passando a ser apontado como braço direito do senhor Adelino Colombo.

Foi o advogado quem falou em nome dos colaboradores na noite de celebração, ressaltando que a empresa oportuniza e valoriza o crescimento de todos eles. “A filosofia de investimento Da Lojas Colombo em seus funcionários faz com que as pessoas se preparem e não se acomodem vislumbrando crescer dentro da empresa. Hoje todos os mais elevados cargos, desde diretores e gerentes, são oriundos do próprio quadro, tendo na sua maioria ingressado como auxiliares”, afirma.

Sobre o fundador da Lojas Colombo, após anos de convivência e troca de experiências, ele diz: “Sempre a liderança otimista do senhor Colombo foi de fundamental importância na condução dos negócios, fazendo com que a equipe incorporasse no dia a dia que os obstáculos somente serão superados com muita dedicação e trabalho. Ele acredita neste país e não se tata de um discurso pronto, sempre foi assim e a sua equipe de trabalho acredita no seu líder”.

Bellaver resume os 60 anos da Lojas Colombo. “Independentemente do faturamento, o mais importante e mais difícil é manter uma rentabilidade suficiente para remunerar o capital investido, uma empresa saudável, que permita crescer com rentabilidade”.

 

Lojas Colombo 60 anos: o sucesso mora aqui

Clovis Tramontina
Presidente do Conselho de Administração da Tramontina

Impossível existir um slogan que represente mais a Lojas Colombo do que “A felicidade mora aqui”. Com uma trajetória marcada por seus valores e simplicidade, a rede transparece para fornecedores e clientes a seriedade, a confiança e a credibilidade de sua gestão. Os investimentos constantes, a ampla rede de estabelecimentos na região sul do país e a geração de empregos fazem da empresa um modelo para o comércio e uma referência no mercado de eletromóveis.
 Assim como a Tramontina, as relações duradouras e a valorização das pessoas são pilares da marca e é justamente sobre isso que gostaria de falar. Sr. Adelino, além de ter se tornado meu amigo pessoal, também é nosso parceiro comercial de longa data. Compartilhamos a experiência de gerir empresas familiares e mantê-las de forma competitiva em um mercado que exige cada vez mais dos empresários. E a sua missão tem sido um sucesso. Será que ele imaginava, 60 anos atrás, que chegaria a 260 lojas nos três estados do Sul? 
 Acredito que outro segredo é a sua proximidade com o negócio. Ao longo destes anos já vi Sr. Adelino em diferentes estabelecimentos e acredito realmente que ele conhece todas as 240 unidades. Qual outro varejista no Brasil conhece todos os seus pontos de atendimento e venda?
 É claro que parte deste sucesso passa também pelo reconhecimento de todas as pessoas que se envolvem direta ou indiretamente com a empresa. Pense em quantas pessoas a Lojas Colombo emprega e quantas famílias dependem desse trabalho. Um dos diferenciais da companhia é a preocupação com a atualização e capacitação dos funcionários. Colaboradores qualificados e engajados na cultura da empresa seguramente encantam os consumidores. O resultado está nas vendas, afinal, o que toda varejista busca.
 Projetando o futuro a partir da sua experiência nestes 60 anos, é fácil dizer que a marca tem a receita para manter o sucesso. Durante seis décadas, a empresa compreendeu a importância de acompanhar as mudanças sociais e culturais de um mundo que passou do analógico para o digital. Na minha visão, a companhia é um exemplo de experiência no e-commerce e pode aproveitar ainda mais o potencial de suas lojas físicas que são bem localizadas e possuem boa apresentação visual.
 Encerro parabenizando o Sr. Adelino por seu espírito empreendedor. Se há algum motivo pelo qual todos respeitam o fundador da Lojas Colombo é pela capacidade de trabalho e que assim permaneça.

 

A Colombo é um patrimônio de todos nós, gaúchos

Antônio Cesa Longo
Presidente da AGAS, Associação Gaúcha de Supermercados

“A história de sucesso das Lojas Colombo, tão especialmente conduzida pelo nosso estimado Sr. Adelino, reflete a trajetória de muitos supermercados que, assim como esta grande empresa, iniciaram suas atividades com pouco capital e poucas perspectivas, mas muito amor e trabalho. Nosso eterno homenageado do Carrinho AGAS, Sr. Adelino Colombo, com sua lucidez notável, capacidade empreendedora e liderança serena, é um verdadeiro exemplo e um orgulho para toda a classe empresarial gaúcha, sobretudo para nós da Serra.
Que a trajetória escrita com letras de ouro por Adelino Colombo e sua legião de colaboradores siga sendo, por muitos anos, um espelho a ser seguido por todos nós, independente de área de atuação ou porte. A Colombo é um patrimônio de todos nós, gaúchos.”

 

Lojas Colombo
60 anos fazendo a diferença na vida das pessoas

Fran Somensi
Deputada Estadual

O que faz uma empresa ser diferente? As instalações, a tecnologia, o sistema de gestão? Diria que não é nenhuma delas…pois são objetivos comuns de todos que buscam o sucesso financeiro. Porém, o que faz a diferença, de verdade, são as pessoas. O capital Humano e o amor que essas pessoas colocam naquilo que fazem!
E algumas dessas pessoas dedicam suas vidas a um objetivo, fazer a diferença no mundo, na sociedade em que estão inseridas e na vida de outras pessoas. Aí então, formamos um ciclo, chamado de “desenvolvimento”. Assim, as Lojas Colombo, perpetuam sua história e sua missão, enquanto empresa e enquanto membros ativos de uma sociedade empreendedora, criativa e humanizada. 
No DNA de seus fundadores, na essência de suas almas, estão a ousadia, a perseverança, o trabalho e a fé. Além disso, carregam consigo, o respeito e o carinho por seus colaboradores, aos quais eles tratam como família, como seus próprios filhos e irmãos. 
A Colombo, completando 60 anos de história, teve como ponto-chave a criatividade. De forma simples, mas com imaginação e trabalho duro do seu Adelino, tornou-se uma das maiores redes de varejo do Sul do país. 

Como nasceu a empresa?
Esse fascínio do seu Adelino Colombo pelo comércio surgiu ainda na infância, vivida no Berço da Imigração Italiana no Brasil, em Nova Milano, interior de Farroupilha. Terceiro de oito irmãos, Adelino acompanhava a mãe nas compras realizadas no armazém de Seu Manoel e se encantava com a ideia de passar para o outro lado do balcão.
Numa dessas idas a venda, a matriarca dos Colombo presenciou a demissão de um funcionário e, no ato, ofereceu os serviços do seu filho para substituí-lo. Aos 17 anos, Adelino empregava-se na venda de secos e molhados de Sr. Manoel. Três anos mais tarde, o proprietário abriria uma filial e entregaria a gerência do novo ponto ao dedicado atendente. No final da década de 1950, Adelino Colombo adquiriu esse estabelecimento e o transformou no Armazém Colombo.
À época, Farroupilha com aproximadamente 11 mil habitantes, ainda não contava com uma loja de eletrodomésticos. Visionário, Adelino Colombo diversificou os produtos do armazém ao trazer liquidificadores, máquinas de escrever, geladeiras e outros aparelhos vindos de Porto Alegre e São Paulo. 
Entre as peças, estavam os rádios, montados pelo primo Dionysio Maggioni, que era rádio técnico em Porto Alegre. Em 30 de novembro de 1959, Adelino associou-se a Dionysio para abrir uma nova frente de negócios, destinada a comercializar e prestar assistência técnica de eletrodomésticos. Nascia então,  a Lojas Colombo,  

As adversidades que nos fazem crescer
Mesmo sem crédito e sem dinheiro no bolso, mas, com a chegada do sinal da primeira emissora de televisão na Serra Gaúcha, no início dos anos 60, seu Adelino adquiriu um aparelho de televisão, que deixava ligado na porta de sua loja. A ideia era despertar a curiosidade do público. E despertou…A cidade inteira parou para ver a chegada da televisão em farroupilha.
Porém, uma pesquisa mostrou que na cidade havia somente quatro pessoas com condições financeiras para comprar o televisor. Então, seu Adelino fez o pedido dos quatro televisores, e como não tinha capital financeiro, seu pedido foi negado pelo fornecedor, pois o valor do pedido era maior do que o patrimônio da loja. Com a negativa, restou a seu Adelino viajar a Porto Alegre e levar da Capital os quatro aparelhos para vender em Farroupilha, com um diferencial, oferecer assistência técnica.
Assim, foi dado o primeiro grande passo para o crescimento da empresa. Como ninguém na época possuía televisão, o mercado estava livre para o desenvolvimento dos negócios. A partir do crescimento das vendas de televisores e outros eletrodomésticos, a Colombo começou a expandir, abrindo a primeira filial em 1965, em Caxias do Sul. Depois, o crescimento se deu em municípios da região, como Flores da Cunha, São Marcos, Vacaria, Veranópolis e Bento Gonçalves.
A década de 1970 foi considerada de “ouro” para a empresa. Nesse período o Brasil viveu uma época de euforia, com grandes investimentos em obras públicas e crescimento da indústria. Havia falta de produtos pela grande demanda e as vendas da Colombo cresceram muito. O período foi de capitalização para a empresa.

Cruzando Fronteiras e expandindo negócios
Na década de 1980, a empresa já estava presente nas principais cidades do interior do Rio Grande do Sul. A primeira loja em Porto Alegre foi aberta em 1983, mesma época em que a rede se estabeleceu em cidades próximas à Capital. Foi nesta mesma década que a Colombo atravessou as fronteiras do estado e inaugurou suas primeiras operações em Santa Catarina e Paraná. 
Atualmente, a Colombo conta com 240 lojas, dois centros de distribuição e mais de 4.000 colaboradores nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Dentro da estratégia de multicanais, atua nos segmentos lojas de rua, lojas em Shopping Centers, lojas Premium e Loja virtual. A empresa opera ainda, um varejo de veículos: a Colombo Motors, com a comercialização de ciclomotores, motos, triciclos e quadrículos. 
Além disso, investe na diversificação em serviços financeiros por meio da Crediare, que opera, desde 2003, com oferta de crédito para a compra de eletros e móveis pelos clientes da Rede Colombo, e oferece ao mercado como principal produto, o crédito pessoal. Como complementação dos negócios, a empresa criou também o Consórcio Colombo, uma administradora de consórcios fundada em 1987 que opera em todas as cidades onde a Colombo possui lojas, tendo entregue mais de meio milhão de bens.
Acima da própria história empresarial, está a construção e a interação com a história de vida das pessoas, das famílias  que fizeram e fazem parte das Lojas Colombo, sejam como colaboradores, fornecedores ou clientes do grupo. Uma história vencedora, uma lição de vida… E com muito orgulho, podemos dizer que esta empresa é nossa, é de Farroupilha, é da Serra e do Estado do Rio Grande do Sul.

Parabéns Lojas Colombo pelos 60 anos de história.

 

60 Anos Lojas Colombo
Convivência com CDL

Carlos Roberto Custódio
Presidente da CDL

Dia 30 de novembro, a maior rede comercial de Farroupilha e do estado, Lojas Colombo, completou 60 anos de existência, demonstrando muita saúde e sem pensar em se aposentar. Mas sim, se atualizar com linhas de produtos num mercado muito dinâmico, com novos produtos, como também acompanhar e estar presente de maneira forte nos novos sistemas de comercialização, como o E-commerce.
À frente de uma grande e exemplar empresa, um grande empreendedor, Sr. Adelino Colombo. Com muito conhecimento comercial, corajoso, educado, gentil e grande líder.
Ao trabalhar na Estofados Dorigon, fomos fornecedores para Colombo, e era surpreendente para nós o rápido crescimento da empresa, principalmente nas décadas de 60/70/80. Seu Adelino foi um pioneiro muito corajoso e soube aproveitar uma economia de crescimento. Vendiam muito, e houve momentos que não conseguíamos produzir em tempo a quantidade solicitada.
Era impressionante a dedicação da equipe de colaboradores, transpirando motivação e trabalho com muita dedicação, ficando evidente, que por trás deste ambiente havia grandes lideranças.

 

Convivência CDL – Colombo

Na década de 80, convidamos várias vezes o Sr. Adelino para palestrar em N reuniões da CDL. Trazendo o que tinha visto de importante nas convenções da CNDL (Federação CDL). Dona Ruth Colombo ia sempre às convenções. Uma vez Dona Ruth veio na loja da Estofados Dorigon, onde eu era gerente e me falou bem naquele seu jeito, forte e claro, “meu marido é o homem mais positivo que conheci na minha vida”. Já pensou? Uma mulher dizer isso do seu marido, quantas podem dizer isso? Sua empresa sempre ganhou troféus por liderança e destaque, é há muitos anos eleita a empresa lojista mais lembrada pelo povo gaúcho. 
Estive em convenções estaduais em que o Sr. Adelino era painelista ou líder de reuniões de setor.

 

Palavras do Sr. Adelino em relação a CDL

‘“A minha convivência com a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, foi para mim, uma faculdade, participei inicialmente na CDL de Caxias do Sul, fui presidente em 1969 e em 1970 em diante fui delegado distrital por vários anos.
A partir destas datas, passei a participar em quase todas as convenções estaduais e nacionais, fui painelista diversas vezes, tive o privilégio de me relacionar com muitos companheiros de todo o Brasil, tive convivência com muitos desses em visita pelo País. Trocamos muitas ideias, foi sem dúvida uma grande experiência, com muito proveito, portanto, a CDL foi uma grande escola.
(Adelino Colombo)
 

Primeira sede própria CDL Farroupilha

Em 1982 o Sr. Elói Paese, na época proprietário da Imofar e membro de nossa diretoria da CDL, trouxe até nós o projeto de construção do prédio residencial e comercial Galeria Benvenutti e nos falou:
“A CDL tem de comprar uma sala aqui e sair do aluguel. Elaboramos a ideia de visitar os 5 maiores associados e ver da receptividade da ideia e aceitação de uma contribuição extra mensalmente. O primeiro que visitamos foi o Sr. Adelino Colombo, que concordou e nos incentivou na aquisição. Sua contribuição era a maior. Depois falamos com Estofados Dorigon, A Ruaro, Barbizan, Calera, todos concordaram e a campanha foi estendida a todos os associados, cada um dava o que podia. Em dois anos a sala estava pronta e paga.
Iniciar pela Colombo foi fundamental e deu credibilidade ao projeto.

Parabéns Lojas Colombo
Muitos anos de vida

 

60 anos de uma memorável trajetória

Ivanir Gasparin
Presidente da CIC Caxias 

As comemorações dos 60 anos da Colombo, uma das maiores redes de varejo o País, são um orgulho para nós que acompanhamos desde o início a sua memorável trajetória. Mesmo com sede em Farroupilha, a história da Colombo se confunde com a história de Caxias do Sul, porque foi nesta cidade que seu Adelino Colombo iniciou as suas primeiras vendas de televisores. Como não lembrar com carinho do momento em que Santa Lúcia do Piaí, a terra em que nasci, teve as primeiras residências ligadas à energia elétrica. Naquela época, seu Adelino entregou uma geladeira para cada morador, para que as famílias testassem o eletrodoméstico que hoje não vivemos sem. 

São 60 anos de uma história de superação, determinação e visão mercadológica que culminaram no merecido sucesso hoje desfrutado pela Colombo. A CIC sente enorme orgulho e deseja vida longa e plena a esta empresa que faz parte da vida dos gaúchos.

 

Lembranças!!

SEZÍNIO LUIZ PORTOLAN 
Naquela época publicitário, e Adelino Raimundo Colombo comerciante que neste ano comemora os 60 anos de existência. Parabéns.

Uma agradável lembrança que tenho como vendedor de publicidade, é que no ano de 1957, (ainda antes da Colombo ser fundada) visitei a empresa A.R. COLOMBO & Cia Ltda localizada na Rua Cel. Pena de Morais, esquina com Marechal Deodoro.
A empresa que o senhor Adelino era o gerente se chamava de ARMAZÉM de secos e molhados e armarinhos.
Negociamos um contrato de publicidade.
Acredito que tenha sido a primeira venda de propaganda executada.

 

 

  •  Este conteúdo foi extraído e editado da publicação especial sobre os 60 anos da Lojas Colombo, distribuída na noite de celebração do aniversário.