Ele fez muita coisa nesta vida!!!

Ex-prefeito que dirigiu o município no período de 1989 a 1992, faleceu na terça-feira, dia 19.
Saiba mais de seu legado e as lembranças de quem conviveu com o líder que participou da vida política desde os anos 60.

Partiu de Reinaldo Bianchi, amigo de Clóvis Zanfeliz e colega da turma de 1937 no quartel em Bento Gonçalves, a inspiração para o título desta matéria.

“Ele fez muita coisa nesta vida”. A frase dita durante uma rápida conversa durante o velório ocorrido na terça-feira, dia 19, resume um inquieto e sonhador Clóvis. Sonhou e fez. E o tempo indica que suas decisões mais polêmicas, foram na sua maioria as mais acertadas.

Importante lembrar que municipalização da saúde, Fenakiwi, Entrai, habitação popular, transferência da rodoviária do centro para as margens da RS 122, foram concretizadas num período em que o Brasil viveu o auge da inflação ( 80% por cento em 1989), as primeiras eleições presidenciais depois de 1964, o confisco do dinheiro dos brasileiros num dos primeiros atos do governo Collor em 1990 e o impeachment do mesmo presidente em 92. Cenário político nacional conturbado. Clóvis com seu bom humor, soube driblar todas estas e muitas outras situações. O seu legado permanece para a sua família, para Farroupilha e para o Brasil.

 


 

Convivi com o Clóvis de uma forma muito estreita, principalmente durante o meu mandato como Prefeito. 
Ele foi meu Vice-Prefeito e eu o convidei para assumir a Secretaria de Habitação e Ação Social por termos essa área como prioridade de nossa administração. 
Os maiores investimentos no meu mandato, e também no mandato dele foram nessa área.  
Fizemos a urbanização da então favela da SFAN, criamos inúmeras creches. Criamos os bairros Primeiro de Maio, Industrial e Cinquentenário com um projeto habitacional que foi exemplo para muitos municípios. 
No seu mandato como Prefeito, seguinte ao meu, ele deu continuidade a esse trabalho e expandiu muito o atendimento na área social e habitacional, com a ampliação dos loteamentos e planos habitacionais.  Também destaco a criação da FENAKIWI e do ENTRAI.
 É reconhecido pela população por ser como uma pessoa que amava o povo, por sua sensibilidade às necessidades dos menos favorecidos, por ser acessível a todos que o procuravam.
Destaco também o seu gênio brincalhão, pronto para uma brincadeira ou uma piada em todos os momentos, sem esquecer os seus discursos históricos que cativavam e prendiam a atenção de todos.
Enfim, um grande companheiro do MDB que, através de sua atuação, contribuiu muito para o engrandecimento do Partido e para o progresso de Farroupilha.

Wilson Cignachi
Ex Prefeito e Ex Deputado Federal

 


 

Clovis Zanfeliz foi uma pessoa especial, como pai e como político. Teve sempre como ideal ajudar as pessoas, principalmente na habitação e na saúde, com ações como a municipalização do Hospital São Carlos. É um exemplo a ser seguido, não somente por pessoas públicas. A história de Farroupilha passa pelas ações deste empresário do setor do calçado, vereador, vice-prefeito, Prefeito e Secretário da Agricultura. Eu me espelhei, e também me aconselhei, com suas palavras sempre sábias. Agradeço, em nome de tantos farroupilhenses, pela sua passagem em nossas vidas.

Bolivar Pasqual 
Ex-prefeito  de Farroupilha 2001/2008

 


 

Clóvis foi um visionário, mas o que mais marcou sua trajetória, foi implantar a humildade e a simplicidade no acesso à uma autoridade.

Fabiano Feltrin
Prefeito  de Farroupilha

 


 

Tive a honra e a sorte, de conviver com o Zanfeliz por muitos anos.  Já desde cedo, exerceu a sua liderança nos meios estudantis, antevendo que estava surgindo um grande  líder. Brilhante orador, sabia usar as palavras certas no momento certo e cativava as pessoas pela sua simples, consistente  e fluente oratória. Aprendi muito com ele, nas centenas de comícios que realizamos nas diversas  campanhas, por todos os recantos do nosso Municipio.  A sua brilhante trajetória política como vereador, vice prefeito e Prefeito Municipal em 1988,  teve sempre  como bandeira melhorar a vida das pessoas mais humildes. Pessoa honrada, lutadora, simples, bem humorada, sempre disposto para ouvir e aconselhar.
Na época, os dois maiores problemas eram habitação e saúde. Foram projetados diversos loteamentos, contemplando milhares de pessoas. Mas a maior reclamação da época era quanto à saúde. Na campanha para Prefeito de 1988, assumimos o compromisso de dar ao nosso povo o que denominamos de Projeto Saúde de Graça. Foi quando procuramos a Mitra, administradora e gestora do Hospital São Carlos, para ver a possibilidade da cessão ou transferência para o Município. Sensibilizamos os Conselheiros da Mitra e assumimos o Hospital São Carlos. Destaco este fato, por ser na minha opinião, a maior obra do nosso governo. Não esqueci aquele momento, na casa paroquial em Caxias do Sul, quando em lágrimas de emoção o Clóvis  me abraçou e me disse: Tu como meu vice prefeito vai ser aquele que vai fazer a transição e assumirá a Presidência. Tenho a certeza, que o Clóvis gostaria de ser lembrado por ter deixado como seu maior legado a Saúde de Graça.
Pessoa de visão, idéias às vezes, um pouco esquisitas, como quando “inventou” a Fenakiwi sem produzir um kiwi no nosso município. Eu estava presente e perguntado respondeu: Se não temos Kiwi vamos importar, porque a pesquisa que eu fiz, o clima daqui é propício, e seremos um dos maiores produtores desta fruta no Brasil. E não é que deu certo.
Assim foi o Clóvis, companheiro, leal, sempre de bem com a vida, sorriso largo, bondade inesgotável.
É assim que vou lembrar sempre de ti, caro Zanfeliz.

Renato João Bellaver
Diretor de Lojas Colombo e ex-presidente da Câmara de Veredores e vice-prefeito na gestão 89/92 de Clóvis Zanfeliz