Máscaras e a dificuldade para os deficientes auditivos
Há quase um ano nos comunicamos usando uma máscara no rosto. Nem sempre é fácil entender o que a pessoa
Há quase um ano nos comunicamos usando uma máscara no rosto. Nem sempre é fácil entender o que a pessoa está falando. Se é assim, imagine para alguém que possui alguma deficiência auditiva! Pior ainda.
No Brasil são mais de 10 milhões de cidadãos surdos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Dentro deste número, 2.7 milhões possuem surdez profunda.
O aumento de casos de perda auditiva deve-se a diversos fatores, entre eles o próprio envelhecimento da população mundial, o que levou a Organização Mundial da Saúde a estimar que 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez até 2050. Não se pode ignorar os fatos.
Diante disso, a Amplisound Centro Auditivo, que há 20 anos atua no Estado, coloca-se à disposição com serviços e equipamentos que compõem uma estrutura completa para a reabilitação auditiva.
“Importante sempre fazermos um acompanhamento auditivo, principalmente agora com o uso das máscaras, o que tem dificultado a comunicação das pessoas que possuem alguma deficiência auditiva. Uma vez por ano é o que normalmente indicamos, mas estamos à disposição para avaliações”, esclarece a fonoaudióloga responsável pela Amplisound de Farroupilha, Andresa Argenta Andrade.
Algumas máscaras feitas com material que deixa a boca visível foram confeccionadas como medidas auxiliadoras para os deficientes auditivos, mas não são comuns.
Enquanto a pandemia existir, é preciso atenção para que a comunicação aconteça de forma tranquila pela perda do apoio visual (leitura labial).
Algumas dicas
– Falar pausadamente para que haja uma correta articulação das palavras.
– Repetir a mensagem se necessário.
– Utilizar gestos com as mãos para enriquecer a comunicação.
– Passar por uma audiometria se estiver encontrando dificuldades e para quem já usa aparelhos, certificar-se se as regulagens estão em dia.
Agende um horário gratuito para avaliação na Amplisound ou conte com o atendimento domiciliar.
Informações pelo telefone: 3011-0297. WhatsApp: (51) 99740-2492
O endereço é Rua Pinheiro Machado, 20 – sala 33.