Covid-19: Nascidos em 1968 ou antes serão vacinados nesta quarta-feira em dois locais
A vacinação contra a Covid-19 segue nesta quarta-feira, dia 16, em Farroupilha, em dois locais diferentes, conforme o mês de nascimento. Serão vacinadas as pessoas nascidas no ano de 1968 ou antes.
A vacinação contra a Covid-19 segue nesta quarta-feira, dia 16, em Farroupilha, em dois locais diferentes, conforme o mês de nascimento. Serão vacinadas as pessoas nascidas no ano de 1968 ou antes.
Nascidos entre janeiro e junho receberão o imunizante no Salão Comunitário Luterano, no bairro do Parque. Já os nascidos entre julho a dezembro serão imunizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Belvedere. Em ambos os locais, a vacinação ocorre das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h.
A mudança de local ocorre pela oferta de mais de um tipo de vacinas a partir dos próximos dias, sendo que algumas delas não permitem a aplicação no formato drive-thru. Além disso, serão feitas manutenções na Universidade de Caxias do Sul – Campus Farroupilha ao longo da semana.
Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 é preciso apresentar um documento com foto, CPF e um comprovante de residência. Cabe salientar que não será possível fazer a escolha do tipo de vacina a ser aplicada, uma vez que a quantidade de imunizantes recebida pelo município muda após cada etapa realizada.
Vacinação fixa nos postos de saúde
A vacinação contra a Covid-19 também está sendo ofertada de forma permanente em todos os postos de saúde do município, exclusivamente para pessoas que se enquadram nos grupos prioritários cujas etapas de vacinação já foram ofertadas anteriormente. Sendo assim, podem ser vacinadas pessoas nascidas em 1967 ou antes; caminhoneiros e trabalhadores dos diversos transportes; motoristas do transporte coletivo (ônibus e vans); taxistas; professores e demais trabalhadores da educação do ensino regular, superior e profissionalizante; gestantes e puérperas a partir dos 18 anos; pessoas portadoras de doenças neurológicas crônicas; com deficiência permanente; em situação de rua; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e População Privada de Liberdade; portadores de Síndrome de Down; com doença renal crônica em terapia de substituição renal; com comorbidades; trabalhadores da saúde; moradores e funcionários de ILPI; indígenas; profissionais das forças de segurança e salvamento. Gestantes e puérperas obrigatoriamente precisam vacinar-se nos postos de saúde, uma vez que só está permitida a imunização com a vacina Pfizer. Os postos de saúde de Farroupilha atendem das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, de segunda a sexta.
Campanha Doses de Solidariedade
Segue junto às etapas de imunização contra a Covid-19 no município, a campanha Doses de Solidariedade, liderada pelo Gabinete da Primeira-Dama. O objetivo da ação voluntária e espontânea, é arrecadar alimentos não perecíveis com o apoio da comunidade. Do montante arrecadado, 50% é destinado ao Hospital Beneficente São Carlos e 50% para auxílio de pessoas em vulnerabilidade social.
Doação de ração para cães e gatos
Paralelamente à Campanha Doses de Solidariedade, também está sendo promovido o recolhimento de ração para cães e gatos junto às etapas de imunização contra a Covid-19 em Farroupilha. As doações serão destinadas para a Campanha Joaninha, que fará a distribuição das rações.