XXVII Jornadas da Mulher: bate papo sobre a “Menarca: transformação da menina em adolescente” abre última semana da programação

.

As transformações que marcam a vida da menina na entrada da adolescência e como as famílias e a sociedade podem – e devem – ajudar nesta etapa da vida, além do contexto em que ela ocorre nos dias atuais, será tema de uma roda de conversas que ocorre nesta quarta-feira, 26 de março, a partir das 19h, no Salão Nobre da Prefeitura. O bate papo abre a última semana da programação da XVII Jornadas da Mulher.

O evento contará com a participação de Daniela Leti, Elenice Girelli, Ariane Feltrin e Nádia de Cesaro. Elas vão falar sobre a menarca, que é o nome dado à primeira menstruação, que ocorre quando as paredes internas do útero descamam. Esse marco indica a maturação do sistema reprodutivo feminino e é uma parte normal do desenvolvimento.

As participantes debaterão, por exemplo, a menarca precoce, antes dos nove anos, ou a menarca tardia, após os 15 anos, que deve ser investigada por médicos, entre outros tema acerca deste assunto. O evento é aberto para a comunidade e não há necessidade de inscrição. Sob o tema “Mulher: cuidado, coragem e determinação”, a edição deste ano do Jornadas da Mulher tem extensa programação, incluindo palestras, rodas de conversa.