Para agilizar atendimentos, Prefeitura solicita equipamentos para emissão da Carteira de Identidade ao Governo do Estado

Pedido foi feito à Secretaria de Segurança Pública e Instituto Geral de Perícias

A Prefeitura de Farroupilha, através do Gabinete do Prefeito, enviou ao Governo do Estado, no dia 30 de janeiro deste ano, um pedido para o envio de novos equipamentos para a confecção da Carteira de Identidade no município. O pedido foi feito à Secretaria de Segurança Pública e ao Instituto Geral de Perícias (IGP), que são os responsáveis pelas emissões.

A solicitação é necessária devido à crescente demanda por emissões de RG na cidade, que tem ocasionado significativo aumento no tempo de espera para atendimento da população. A disponibilização de um novo equipamento permitirá mais celeridade e eficiência no atendimento, beneficiando diretamente os cidadãos farroupilhenses.

Em Farroupilha, são oferecidas para a comunidade 26 vagas diárias, com os agendamentos sendo realizados exclusivamente via ligação para os telefones (54) 99911-6082 ou (54) 99636-6562, apenas entre às 7h30min e às 9h de segunda a sexta. Não haverá agendamentos via mensagens de Whatsapp e nem presencial.

Após o agendamento efetuado, no dia marcado a pessoa deverá portar CPF, certidão atualizada com número de matrícula conforme o estado civil (caso tenha tido alguma alteração no estado civil, é necessário constar as averbações na certidão). É importante que a certidão esteja além de atualizada, em perfeitas condições, sem rasgos, fitas, rasuras ou plastificadas. Cópias serão aceitas apenas se forem autenticadas.

Além dos dados do cidadão é possível incluir condições médicas especiais. Para isso, basta apresentar um laudo médico atualizado contendo o número de registro junto ao Conselho Federal de Medicina (CRM) do profissional.

O prazo para a chegada do documento é de 15 dias úteis, e a retirada é preferencialmente feita pelo próprio requerente. Contudo, no protocolo recebido durante a solicitação, é possível autorizar um terceiro a retirar o documento, bastando que este apresente seu próprio documento de identificação com o protocolo assinado. Menores de 16 anos podem fazer o documento apenas acompanhado de um responsável legal com documento com foto.

As primeiras vias do documento e solicitações para maiores de 65 anos não têm custo. Segunda via do modelo nacional tem o custo de R$ 95,03. A adesão do modelo novo de identidade tem que ser feita até 2032 de acordo com o vencimento da última identidade (validade de 10 anos a partir da data de emissão). Crianças menores de 12 anos no modelo novo é válido apenas por 5 anos, sendo a primeira via gratuita e as demais renovações com taxa.