Jonas terá maioria a seu favor na Câmara de Vereadores de Farroupilha

Próximo prefeito de Farroupilha terá 11 votos favoráveis para aprovar seus projetos no Legislativo

Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br

.

Assim como o atual prefeito Fabiano Feltrin (PL) tem a maioria na Câmara de Vereadores, o atual vice, Jonas Tomazini (MDB), que assume o comando da Prefeitura em 1º de janeiro também contará com 11 vereadores – situacionistas – para apoiarem seus projetos no âmbito do Legislativo. Na eleição do domingo, 6 de outubro, a renovação do parlamento chegou a 73%, com apenas cinco dos atuais vereadores sendo reeleitos.

Essa “dança das cadeiras” não minou o poder dos atuais e futuros governantes em fazerem passar com folga pela Câmara os temas que são do interesse desta e da futura administração municipal. A maior representação será, justamente, da sigla à qual está vinculado o futuro prefeito Tomazini, o MDB, com cinco vereadores eleitos.

O PL do atual prefeito Feltrin, e o PP do vice eleito Thiago Brunet, fecham os 11, com três vereadores de cada sigla. O PSB do candidato a prefeito que ficou na segunda colocação, Pedro Pedrozo, vai ocupar duas cadeiras na Câmara, enquanto o PDT e o União Brasil, da coligação que o apoiou no pleito de domingo, completam a Legislatura com um nome, cada.

Sobre a Câmara

  • Em 1934, ano da emancipação do município, foi criado o Poder Legislativo provisório, composto por três membros escolhidos pelo prefeito municipal sob a denominação de Conselho Consultivo Municipal. Os senhores Edvino Blauth, Angelo Venzon e Ulysses João Castagna foram nomeados os primeiros conselheiros do município.
  • Com as eleições de 17 de novembro de 1935, foi eleita a primeira Legislatura Municipal de Farroupilha, sendo instalada a Câmara Municipal no dia 30 do mesmo mês. Sob a presidência do vereador Ulýsses Castagna, a Legislatura foi dissolvida em novembro de 1937, por ordem do Presidente da República Getúlio Vargas, que através do artigo 178 da Constituição da época, extinguiam-se os Poderes Legislativos Municipais.
  • Após 10 anos, em 27 de novembro de 1947, encerra-se o período discricionário, e a Câmara Municipal de Farroupilha é reinstalada. Nesta época, novos vereadores foram eleitos, e o Poder Legislativo foi presidido por Pedro Antonello Filho.
  • Após três mudanças de endereço ao longo dos anos, o Poder Legislativo, em 1985, instalado na atual sede administrativa do município, denominou seu Plenário “Palácio Dr. Tancredo de Almeida Neves” em homenagem ao ex-presidente.
  • Em 1994, a Câmara separa-se do Executivo, instalando-se no Edifício Primavera, passando a ser denominada “Casa Legislativa Dr. Lidovino Antonio Fanton”, em homenagem ao ex-deputado Estadual e federal, nascido em Farroupilha.
  • Atualmente a Câmara está localizada na Júlio de Castilhos, 420, centro da cidade. Suas funções neste endereço ocorrem desde dezembro de 2013. Com um espaço físico maior e mais confortável, o Plenário conta com 100 lugares, além de um sistema de som e vídeo.