Destaques culturais de Farroupilha são homenageados

Artistas de diversas áreas receberam o certificado de reconhecimento em sessão solene

Cláudia Iembo
claudia@ofarroupilha.com.br

.

A primeira semana de novembro começou exaltando a cultura do município em sessão solene na Câmara de Vereadores, na noite de segunda-feira, 4 de novembro, que reconheceu personalidades outorgando distinções em homenagem aos seus esforços e desenvolvimento da cidade. Receberam o Certificado de Destaque Cultural artistas em diversas áreas de atuação, como o Grupo Estradeiro na categoria música; Luiz Carlos Kuhn, na fotografia; Grupo Blauthschschneiss Volkstangruppe, no folclore; Ivone Vendrúsculo, na literatura e Sandra Anselmi, nas artes plásticas.

O vereador Sandro Trevisan representou a Casa no pronunciamento, enfatizando o papel da cultura em uma sociedade. “Arte e cultura são ferramentas de desenvolvimento social e os artistas que aqui estão promovem o acesso à cultura para todos através de suas obras. Nossa profunda gratidão e respeito, e que continuem a inspirar futuras gerações, fortalecendo a cultura e promovendo a arte em todas as suas formas”.

Cada homenageado ocupou a tribuna, dividindo com os vereadores e convidados um pouco do seu trabalho. A professora de Língua Portuguesa e Literatura Ivone Vendrúsculo, também presidente da recém-fundada Academia Farroupilhense de Letras, ressaltou que “a cultura é fundamental para a identidade de um povo”. Ela lançou seu livro “Caravaggio, 50 anos de Trabalho e Fé” em 2015. Sandra Anselmi, diretora Criativa da Malharia Anselmi, disse que começou a tricotar de forma espontânea e infinita e já fez cerca de 20 mil metros lineares de tricô, suficientes para encapsular uma casa. “Eu visto a casa e a casa me veste”, referiu-se à Casa Anselmi, que será apresentada ao público em 2025.

O Grupo Folclórico Blauthscschneis Volkstanzgruppe, criado em 2010, no Desvio Blauth, nasceu do interesse de preservar a cultura germânica. Sob a orientação de Vladimir Flores, coreógrafo e professor, falecido na pandemia da Covid-19, o grupo se tornou conhecido dentro e fora do estado. “Rogamos um olhar de muito carinho para as agremiações diversas que propagam cultura para formar melhores cidadãos e inclusão social”, disse Julmir Verla, componente do grupo. Surgido em 2000, o grupo Estradeiro continua levando, a todo o estado, a música gaúcha. “Somos pessoas que trabalham no município e nos momentos de descanso fazendo músicas para as pessoas se divertirem”, disse o vocalista do grupo, que brindou os convidados com a execução de composições.

O fotógrafo Luiz Carlos Kuhn não esteve presente, mas foi homenageado pela arte que conta a história da cidade, especialmente pelo desenvolvimento dos anos 60 a 80 e pela nostalgia da captura de imagens dos lugares que já não existem mais. Nas próximas segundas-feiras, a Casa Legislativa segue reconhecendo personalidades e instituições do município.