Carnês do IPTU começam a ser entregues com vencimento da cota única em 20 de maio
Pelo quinto ano consecutivo, não haverá aumento do tributo para o contribuinte.

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Farroupilha informa que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já começaram a ser entregues. A expectativa é distribuir aproximadamente 44 mil carnês. O tributo poderá ser pago, em cota única, até o dia 20 de maio de 2025.
Pelo quinto ano consecutivo, não haverá aumento do tributo para o contribuinte, sendo repassada apenas a correção de 4,87%, referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O pagamento ainda poderá ser feito via pix, por meio do QRCode que estará impresso no carnê.
Já o contribuinte que optar pelo pagamento da cota única, poderá ter até 18% de desconto caso não tenha débitos vencidos com o município em primeiro de janeiro de 2025. Em caso de débitos, o desconto será de 10%. Se optar pelo parcelamento, pagar em até seis vezes, com o primeiro vencimento em 20 de maio. As demais parcelas terão vencimentos nos dias 23 de junho, 21 de julho, 20 de agosto, 22 de setembro e 20 de outubro.
Conforme o secretário municipal de Finanças, Plínio Balbinot, o percentual do reajuste representa a inflação medida nos últimos 12 meses. “Nós estamos repassando apenas a inflação do período, sem aumento real na taxa do imposto. E em 2025 seguimos sem aumentar o imposto para o morador além de manter algumas facilidades, como o desconto da cota única e a possibilidade do pagamento na modalidade Pix, um meio prático e ágil. Além disso prorrogamos o vencimento para maio, pois sabemos que no começo do ano as famílias possuem várias despesas extras”, disse
Para saber
- O carnê do IPTU já contempla a taxa da coleta de lixo, que teve o mesmo reajuste do IPTU.
- A entrega é de responsabilidade dos Correios e deverá ocorrer durante todo o mês de abril.
- A Prefeitura não irá realizar a impressão de segundas-vias do imposto para os contribuintes até a finalização das entregas dos carnês.
- Após este prazo, contribuintes que não tiverem recebido o carnê poderão procurar o setor de Protocolo junto ao Centro Administrativo.