Supermercados gaúchos cresceram 5,2% em 2018
Cada vez mais focados em encontrar soluções para que os consumidores visitem e permaneçam mais tempo dentro de suas lojas,
Cada vez mais focados em encontrar soluções para que os consumidores visitem e permaneçam mais tempo dentro de suas lojas, os supermercados gaúchos registraram um crescimento nominal de 5,2% em 2018. Este é um dos resultados apurados pelo Ranking Agas 2018 e apresentados na terça-feira (16) pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, em encontro com a imprensa na Capital. O estudo, realizado desde 1991 pela entidade, coletou nesta edição dados de 245 empresas supermercadistas gaúchas oriundas de 114 municípios, e apurou que, ao todo, as lojas do setor somaram juntas um faturamento de R$ 31,7 bilhões em 2018 – com 4,7 mil lojas e 99,8 mil empregos diretos em suas operações.
Participação do setor no PIB cresce
Os números positivos de 2018 resultaram em um crescimento da participação do setor supermercadista gaúcho no PIB do Estado, estimado em R$ 410 bilhões: a representatividade dos supermercados foi de 7,2% em 2017 para 7,7% em 2018.Com relação à participação nas vendas do setor supermercadista brasileiro, a força do varejo alimentar gaúcho também aumentou: enquanto em 2017 os supermercados gaúchos detinham 8,5% das vendas em nível Brasil, a fatia do RS no cenário supermercadista nacional foi de 8,9% 2018. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados, o segmento possui 89,6 mil lojas no País, com 1,8 milhão de empregos diretos e um faturamento de R$ 355,7 bilhões – um crescimento nominal de 0,7% no ano passado.
O que o Ranking Agas 2018 apontou
Confira alguns dos dados mensurados pelo levantamentoe que refletem movimentos de tendências do mercado gaúcho.
• 11616 itens é o número médio do mix de produtos de um supermercado no RS (ante 14077 em 2017)
• 8,5% é o custo médio da folha de pagamento dos colaboradores sobre o faturamento das empresas supermercadistas (8,6% em 2017)
• 32,2% dos supermercados gaúchos oferecem recargas de celular aos seus clientes (39% em 2017)
• 16,3% dos supermercados dispõem de serviços bancários e pagamentos de contas (22% em 2017)
• 15,9% operam com restaurantes ou lanchonetes nas lojas (15% em 2017)
• 8,5% faturam com o aluguel de sublojas na entrada dos mercados (9% em 2017)
• 34,2% têm frota própria de caminhões (37% em 2017)
• 31,4% possuem centro de distribuição próprio (20% em 2017)
Meios de pagamento
As compras efetivadas com dinheiro seguem em queda, e já representam somente um terço do que fica nos caixas dos supermercados (33,5%). O cartão de débito e os tíquetes-alimentação seguem crescendo, enquanto o cartão de crédito também registrou leva queda. “Vacinado, o consumidor está fugindo do endividamento”, observa Longo. Pela primeira vez na história do Ranking Agas, 100% dos supermercados informaram operar com meios eletrônicos de pagamento. “Chama a atenção que 37% dos supermercados já possuam cartão de bandeira própria”, pontua Longo.
2017 2018
Dinheiro 34% 33,5%
Cartão de débito 26,6% 27,9%
Cartão de crédito 29,6% 27,7%
Cheque pré-datado 3,3% 3,5%
Tíquetes 4,9% 5,1%
Outros % 2,2%
Tíquete médio
Cada vez mais atentos aos preços e retomando o hábito de compras em volumes (ou “ranchos”), os consumidores elevaram o tíquete médio de suas compras de R$ 47,95 em 2017 para R$ 50,50 em 2018.
Sempre abertos
Para o presidente da Agas, um dos fatores mais determinantes para o crescimento dos supermercados gaúchos foi a conveniência de estarem sempre abertos, inclusive aos domingos e feriados. “Após ser reconhecido como atividade essencial a partir de decreto presencial em 2017, os supermercados tiveram maior segurança jurídica para operar aos domingos”, sublinha Longo. O Ranking Agas 2018 confirma isto: enquanto 17,6% dos supermercados informaram não abrir aos domingos em 2017, o número de lojas fechadas aos domingos caiu para 14,3% em 2018.
Importados
A participação dos importados entre os produtos vendidos pelos supermercados gaúchos permaneceu estável em 2018, com 2,04% de representatividade nas vendas.
Orgânicos
Preocupados com sua saúde e bem-estar, os consumidores seguem migrando, lenta e gradativamente, seus hábitos de compra para produtos orgânicos. Estes itens já representam 1,5% das vendas do varejo alimentar gaúcho em 2018 – ante 1,4% em 2017.
O perfil da mão-de-obra
A Agas mais uma vez estudou o perfil dos colaboradores empregados pelos supermercados no Estado. As mulheres seguem como maioria no setor:
Mulheres Homens
2017 53,2% 46,8%
2018 50,2% 49,8%
O vaivém das vendas
Algumas categorias de produtos despontaram em vendas no ano passado, enquanto outras registraram queda ou estagnação nas vendas:
Em alta Em queda
Café em cápsulas Café em pó
Energético, cooler e ice Descartáveis (festas)
Espumantes Compotas/ Açúcar
Fiambreria Linha festa (açougue)
(Autosserviço) Iogurtes