Novos modelistas do Senac Farroupilha mostram criações autorais em desfile

Na capacitação de Modelista, que possui 210 horas de carga horária, os participantes aprendem as principais técnicas de modelagem do vestuário e são capacitados para projetar e modelar

Como etapa final do curso de Modelista, promovido pela escola do Serviço Nacional do Comércio (Senac_) de Farroupilha, os alunos que concluíram a formação desenvolveram peças sob medida que mostraram em um desfile realizado durante a solenidade de formatura, na terça-feira, dia 16 de abril. Conforme Bruna Maso, que ministrou o curso, as roupas desenvolvidas sob medida pelos formandos foram baseadas em um trabalho de pesquisa sobre os sete estilos universais: tradicional, esportivo, elegante, criativo, moderno, romântico e sensual.

“Cada aluno desenvolveu uma ou mais peças de roupa, para uso próprio, inspirando-se em um ou mais dos estilos estudados. Assim, confeccionaram peças no seu estilo pessoal, com todo o conhecimento obtido no curso”, explica. O curso iniciou em março de 2023, finalizando em abril de 2024. “Parabéns aos nossos talentosos alunos”, parabenizou Bruna. A educadora destaca que o mercado da moda é um dos que mais cresce no Brasil e investir em qualificação profissional faz toda a diferença no ramo.

“O modelista deve compreender e estudar as medidas do corpo, ter o conhecimento de técnicas diversas para o desenvolvimento de inúmeras variações de modelos de roupa. Deve saber acompanhar o processo de confecção da peça piloto, diferenciar e escolher os tecidos, ajustar o molde de acordo com as necessidades do corpo, e ter conhecimento para executar a graduação dos moldes, que é a ampliação e redução de tamanhos”, afirma Bruna.

Na capacitação de Modelista do Senac Farroupilha, que possui 210 horas de carga horária, os participantes aprendem as principais técnicas de modelagem do vestuário e são capacitados para projetar e modelar peças do vestuário feminino e masculino, montar e adequar modelagens e realizar gradação de moldes femininos e masculinos, seguindo as principais tendências de mercado.

O que eles mostraram

  • ANA PAULA MORESCHI – vestindo um segundo vestido que desenvolveu ao final do curso, minimalista e atemporal, inspirado no estilo elegante. Simplicidade aliada a elegância, onde menos é mais. A atenção é voltada para a cor e um design sutil. A criação envolve liberdade, autonomia e aceitação. Buscando construir um novo estilo, pensado na modernidade, inovação e autoestima.
  • CLEITON LUIZ TEDESCHI CRISTOFOLI – vestindo um blusão com formas assimétricas, teve como inspiração o estilo criativo. Utilizando um design moderno e mistura de materiais como o courino e a pele.
  • ELISIANE DOS SANTOS RODRIGUES – vestindo uma saia midi de couro pelica. Uma peça atemporal e autêntica, para ser usada em qualquer ocasião. Inspirada no estilo moderno, também chamado de dramático urbano, é uma peça marcante e também tendência do inverno 2024.
  • GABRIELA PALHAMO DALLA ROSA – vestindo um macacão inspirado no estilo tradicional (também conhecido como clássico). Com alguns detalhes de alfaiataria, como a gola smoking, a calça reta e o bolso faca. Uma peça única e atemporal, que pode ser usada em diferentes ocasiões.
  • HELGA SANTOS FRIGI DA FONSECA – vestindo um conjunto de calça e camisa com botões, inspirou-se no estilo esportivo, também conhecido como natural ou casual. Este estilo é caracterizado por um visual despojado e prático. Traz conforto para o dia a dia sem abrir mão do estilo. Uma maneira de se expressar através da moda de forma prática e autêntica.
  • JOCIELI CALLAI – vestindo um conjunto monocromático, composto por um cropped de um ombro só com uma calça pantalona, com acabamentos em alfaiataria, inspirado no estilo elegante contemporâneo.
  • KALI GIACOMET MARTINS – vestindo um conjunto composto por um cropped e uma calça wide leg, com detalhes laterais com ilhoses e um cordão criando uma amarração. Que teve como referência o estilo dramático urbano.

Atenção

Mais informações podem ser obtidas pelo whatsapp (54) 99272-7097.