Exposição Pink dá visibilidade às mulheres protagonistas do design gráfico na Itália
A exposição permanece até o dia 11 de abril, das 8h às 22h30min junto ao Centro de Convivência da Universidade de Caxias do Sul. Como programação paralela haverá visita guiada, aula aberta sobre a história do design gráfico italiano e encontro sobre as mulheres na literatura e no cinema italiano

Durante o Italian Design Day, ocorrido no dia 17 de março na Universidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, foi aberta a Exposição Pink. A Mostra “Donne Del Progetto Grafico Italiano, dalle Origini alla Contemporaneità” ou “Mulheres do Design Gráfico Italiano, das Origens à Contemporaneidade” busca dar visibilidade às mulheres que protagonizaram o design gráfico na Itália, desde os anos 1940 até os dias de hoje, destacando sua contribuição para a evolução da profissão e da cultura visual italiana.
É uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, resultado de um projeto de pesquisa e divulgação sobre a contribuição das mulheres para o design gráfico, desenvolvido há quase 20 anos pela AIAP — Associação Italiana de Design da Comunicação Visual. A exposição itinerante vem da Itália, sob a curadoria de Francesco Guida, do Politecnico di Milano, e já percorreu cidades da Europa e dos EUA, integrando a programação do Italian Design Day. A realização da exposição no Rio Grande do Sul é do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre e do Consulado Honorário Italiano Caxias do Sul, com curadoria da professora e designer Aline Fagundes e apoio da Florense. Aline é doutoranda em Artes Visuais pela UFRGS e mestre em Turismo pela UCS.