Cooperativa Nova Aliança lançou a marca Nova durante a ExpoAgas 2024
Em contagem regressiva para seu centenário, Nova Aliança Vinícola Cooperativa acelera mudanças em seu reposicionamento de portfólio
Silvestre Santos
silvestre@ofarroupilha.com.br
.
Desde que a atual diretoria da Nova Aliança Vinícola Cooperativa assumiu a gestão 2023-2027, um novo propósito passou a fazer parte do sonho de cerca de 700 famílias cooperadas. Com 95 anos de história, nasce um novo momento, resultado de um encontro perfeito entre passado e futuro. Assim como a vinha, as famílias cresceram, amadureceram, e agora colhem os frutos de gerações, dando espaço à Nova, marca que chega para brindar o que a história de quase um século construiu: vinhos e espumantes feitos 100% com uvas vitis viníferas.
O lançamento da marca foi realizado durante a realização da 41ª ExpoAgas, realizada de 19 a 22 de agosto em Porto Alegre, sob os olhares atentos do CEO Heleno Facchin e do presidente da Nova Aliança, Sidimar Fleck. Sob o “guarda-chuva” da Nova estão as linhas consagradas Estilo Diamond, Santa Colina, Wave, Aliança e Cerro da Cruz, batizadas pela marca mãe que chega para abraçar todos os rótulos de vinhos finos e espumantes.
A novidade faz parte de uma grande e necessária transformação que se espalha pelos cooperados, funcionários e direção, transitando entre o vinhedo, o produtor, o cliente, o valor da história e a qualidade dos produtos. Para Heleno Facchin, a chegada da marca Nova consolida a maturidade da Cooperativa Nova Aliança. “Estamos vivendo um novo momento, sem deixar de lado nossa história. Aliás, é ela que nos dá energia para avançar e é para ela que devemos toda nossa gratidão. Ao olhar para trás, também aprendemos com o tempo e temos certeza que estamos prontos para este novo mundo”. Todo este reposicionamento de portfólio poderá ser apreciado pelos consumidores ao longo dos próximos anos, de forma gradativa.
As décadas criaram a excelência que se fortalece com pesados investimentos, do vinhedo à vinícola. Práticas modernas e inovadoras no manejo dos vinhedos, aliadas à tecnologia em maquinário de última geração, são responsáveis por colocar na mesa do consumidor vinhos e espumantes que expressam o melhor de cada terroir gaúcho. Um dos mais recentes investimentos, que impactaram positivamente a vinícola, foi a aquisição e implantação de uma nova linha de produção, capaz de personalizar com qualidade de alta performance, ampliando a capacidade produtiva em 200%. A linha é única no país, montada exclusivamente para a Nova Aliança. O investimento foi de R$ 10 milhões. Agora, em apenas uma hora, é possível produzir até 6 mil garrafas de vinhos e espumantes.
Com uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina, a matriz em Flores da Cunha, com 24 mil metros quadrados, tem capacidade para processar até 60 milhões de quilos de uva por ano. Além disso, a empresa também possui outras duas unidades produtivas, uma em Farroupilha e outra em Santana do Livramento, na Campanha Gaúcha, onde mantém uma propriedade de 400 hectares, 50 deles destinados ao cultivo de vinhedos. A Nova Aliança é a vinícola cooperativa mais antiga do Brasil.
Para Facchin, a presença da Nova Aliança – que tem cerca de 650 famílias de cooperados, quase 200 delas somente em Farroupilha – na ExpoAgas é importante pela vitrine que a feira supermercadista oportuniza. “Aqui é o momento máximo do varejo gaúcho e do Sul do país. Ela tem uma importância relevante porque nos permite acessar mercados e estarmos próximos dos nossos clientes. É fundamental estarmos presentes para apresentarmos as nossas inovações em termos de vinhos, espumantes e sucos de uva, pois a ExpoAgas é o evento mais importante do varejo do Sul do Brasil, disse Facchin.