Ajuizada ação cautelar contra perfis “fakes” que pedem dinheiro a desabrigados

Nos últimos dias, várias contas “fakes” foram identificadas pela instituição cometendo este crime. Também consta na ação aplicação de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento após notificação.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS), por meio da promotora de Justiça Maristela Schneider, ajuizou neste domingo, 5 de maio, ação cautelar para que duas empresas de mídia social impeçam ou removam perfis falsos que pedem dinheiro para atingidos por enchentes no Estado.

A promotora Maristela Schneider destaca que o Rio Grande do Sul passa pela maior tragédia climática de sua história, com mortos, desaparecidos e milhares de desabrigados, além de danos em vários municípios. Segundo a promotora, são perfis “fakes” que usam a mesma identidade visual das páginas e perfis do governo gaúcho, mas com pix direcionados a contas particulares.

Como doar

Diante da situação de calamidade pública enfrentada no Estado, o governo gaúcho reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas que tenham condições de ajudar as vítimas das enchentes.

Com o canal oficial de doações, o governo centraliza a ajuda financeira, fornece segurança aos doadores e amplia a transparência da alocação do dinheiro, uma vez que a movimentação dos recursos passará por auditoria e fiscalização do poder público.

Dados para doação:

Pix para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer)

Doações internacionais

O governo do Rio Grande do Sul ativou canais de doação internacional para auxiliar as vítimas da catástrofe ambiental que atinge o Rio Grande do Sul. Com a ação, o Executivo amplia as possibilidades de arrecadação de fundos e permite que pessoas e organizações em todo o mundo contribuam para a situação de emergência.

Para doar, utilize os seguintes dados e as instruções:

Zona do Euro

Banco Standard Chartered
Bank Frankfurt
Swift: SCBLDEFX
Conta: 007358304

Zona do Dólar

Banco Standard Chartered
Bank New York
Swift: SCBLUS33
Conta: 3544032986001


Para ambos os casos, é preciso informar:

Código IBAN: BR5392702067001000645423206C1
Nome: Associação dos Bancos no Estado do Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38