Unisinos apresenta proposta pedagógica com implantação de cursos híbridos e mudanças no EAD com nova plataforma de aprendizagem

A universidade está oferecendo 12 cursos de Graduação e 14 de Pós-Graduação já para o primeiro semestre deste ano

Nesta semana, uma comitiva de educação da Unisinos, composta pela coordenadora Pedagógica da Unidade Acadêmica Educação Online, professora Juliana Chaves, a assessora de imprensa, jornalista Andressa Souza e a jornalista da comunicação institucional, Rhavine Falcão, visitou a redação do jornal para apresentar as novas modalidades de ensino da instituição.

Entre outros assuntos, elas falaram da nova proposta pedagógica com o lançamento da nova modalidade de ensino, chamado de modelo Híbrido. Esta modalidade que é uma mescla entre o ensino EAD e o Presencial oferece 12 cursos de Graduação e 14 de Pós-Graduação já para o primeiro semestre deste ano. E, também, da nova plataforma de aprendizagem adotada pela universidade, dos novos preços diferenciados na grade do EAD e do vestibular que acontece nesta segunda-feira, dia 18. Para as modalidades de pós-graduação, as inscrições podem ser feitas até março.

Cursos do modelo Híbrido

Segundo a professora Juliana, o foco principal dessas novas adequações pedagógicas da universidade é a implantação do modelo Híbrido. Este modelo é um produto novo que a universidade está lançando, sendo 12 cursos na graduação, em que os alunos têm aulas no ambiente virtual de aprendizagem e também aulas presenciais no campus a cada 15 dias, sempre aos sábados. Esta modalidade é diferente, porque antes existia somente o modelo EAD, há mais de 10 anos, e o Presencial. O Híbrido é uma mescla entre as duas modalidades, explicou a professora.

Os cursos da graduação na modalidade Híbrido são os seguintes: Biomedicina, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Gastronomia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Design de Produto, Fotografia. Alguns destes cursos estão sendo oferecidos no campus de São Leopoldo e outros, no campus de Porto Alegre.

Cursos da Pós-Graduação no modelo Híbrido

O modelo Híbrido que está sendo implantado além dos cursos de graduação, também contempla 14 cursos da pós-graduação, nas Especializações e MBAS. Neste caso, diferente da graduação, as atividades serão organizadas em bimestres e o aluno pode concluir o curso em 12 meses. Outro diferencial é que as aulas presenciais acontecem apenas em um final de semana por mês, aos sábados e domingos. Cada semestre vai ter quatro atividades presenciais de 16h, em finais de semanas pré-definidos, um final de semana por mês, sendo 8h no sábado e 8h no domingo. As atividades não presenciais, a distância 100% online serão seis, sendo três a cada trimestre, destacou Juliana Chaves.

Os cursos de pós-graduação são os seguintes: Liderança Criativa; Negócios Digitais; Inovação em Alimentos Funcionais e Nutracêuticos; Estéticas e Dermocosmética; Direito Processual Civil Contemporâneo; Educação Jurídica Inovadora: metodologias, tecnologias e aprendizagem; Aprendizagem e Neurociência no Contexto Escolar; Intervenção Pedagógica e Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Gestão de Organizações Cooperativas; Design de Serviços e de Interação; Automação Industrial; Gestão de Segurança Cibernética; MBA em Manufatura Avançada e Tecnologias Inovadoras na Construção Civil.

Nova plataforma

Segundo a professora, outra grande novidade que a Unisinos está apresentando é a mudança de plataforma, que visa proporcionar mais comodidade e interatividade para os alunos desenvolverem o aprendizado. Anteriormente a universidade trabalhava com o Moodle que é bastante conhecido e usado pelas instituições de ensino. Agora, com esta nova adequação, passou a trabalhar com o Canvas. Esta plataforma possui mais interação com o usuário. Mas, num primeiro momento, durante um período de migração de uma plataforma para outra, a universidade vai continuar trabalhando tanto com o Canvas como o Moodle, exclareceu.

Revisão dos preços dos cursos

Outra mudança apresentada é a questão dos preços dos cursos que são oferecidos pela universidade para Educação à Distância. A professora Juliana explica que Anteriormente, EAD tinha um preço único para todos os formatos. Agora, com esta revisão, a universidade está oferecendo um preço para licenciatura, outro para bacharelado e, ainda outro para os cursos técnicos, detalhou. Segundo ela, esta mudança e diferenciação nos valores oferece uma grade com mais opões para o aluno. Ela diz também que nos cursos da modalidade Híbrido, os preços ficaram numa faixa entre o Presencial e o EAD. Também o formato da matrícula sofreu alteração. Agora o aluno pode cursar 24 créditos pagando um valor fixo mensal, o que torna seu acesso à Universidade do Vale do Rio dos Sinos mais fácil.

A professora Juliana fez questão de ressaltar que as mudanças pedagógicas visam facilitar o acesso à universidade de alunos que residem em outras cidades longe do campus de São Leopoldo ou Porto Alegre. A universidade fez estas readequações pensando no acesso à universidade de alunos que são de longe como Farroupilha, por exemplo. Foi levado em conta as dificuldades de deslocamentos e do custo de alimentação para alunos que são de longe. Ela acrescentou ainda que Quando os cursos foram projetados foi pensado em garantir a contemplação de toda a carga horária prática em laboratório, que é a mesma do modelo presencial, finalizou.


______________________________________________________________________________________________________
Matéria
VALNIR PERALTA
valnir.ofarroupilha@gmail.com