Posto Vila Nova, meio século de valiosas conquistas

Localizado no km 70 da RS 122, em Nova Milano, o estabelecimento divide a fórmula do sucesso dos seus 50 anos de história

Grandes empresas contratam consultores para aprenderem segredos que as mantenham sólidas no mercado em que atuam. Tudo certo. Válida estratégia. Mas se prestarem atenção às empresas menores, que atravessam os anos e conseguem progresso em meio à competição, certamente aprenderão muito, sem fugir de uma verdade atemporal: o relacionamento com o cliente sempre foi e sempre será a resposta dos bons resultados. Este é o mais significativo capítulo dos 50 anos de história do Posto Vila Nova, completados em 20 de junho.
Localizado às margens da RS 122, no Km 70, em Nova Milano, o posto é ponto de parada para seu público principal, os caminhoneiros, que compõem 70% da clientela. Por lá, eles abastecem seus caminhões, tomam banho, cozinham sua própria comida, assistem TV e dormem com segurança em seus veículos no amplo estacionamento do posto.

Muito além da qualidade do combustível, no Posto Vila Nova é possível encontrar oficina elétrica, lavagem, borracharia, troca de óleo com a linha de lubrificantes que atende às normas e especificações mais exigentes do mundo, a Lubrax +, restaurante e loja de conveniência. Uma estrutura que foi se moldando às necessidades dos clientes e resultou em crescimento: de uma casinha com três bombas simples em 900 metros quadrados de área construída, um salto para seis bombas duplas em uma área de 5 mil metros quadrados.

 

Os sócios

Tudo começou com a sociedade, em 1969, entre um médico, um caminhoneiro e um marceneiro.

Respectivamente: João Letti, Fiorindo Macalossi e Américo Pinto. Macalossi saiu da sociedade há 10 anos e os descendentes das famílias sócias continuam no negócio. João Antonio Letti Júnior administrou o posto ao lado do gerente Rogério Bartelle. 

Trabalhando há 19 anos no posto, Basotti, o conhecido Teca, assumiu a administração a partir de 2013. Teca continuou alimentando o princípio fundamental do Posto Vila Nova, o bom relacionamento com seu público, o que faz com que conheça os clientes pelo nome. “Aqui somos uma família. Todo mundo se abraça, conversa, toma um chimarrão juntos. Os caminhoneiros têm meu número de telefone. Somos amigos”, afirma.

Esta conduta também é adotada pelos 16 funcionários do terceiro posto mais antigo da bandeira Petrobrás no sul do país, com os mesmos proprietários.  

Por lá, a maioria dos funcionários tem mais de 15 anos de empresa, outro grande indicador poderoso, perseguido pelas grandes empresas: a baixa rotatividade. 

Há 20 anos, o Posto Vila Nova possuía seis funcionários. Hoje, alguns deles ainda estão por lá. O encanto de quem trabalha no Vila Nova é o mesmo, independente do tempo de casa, como você pode conferir nos depoimentos de Djonatan Brito, que está há cinco meses e do sr. Octacílio Zamboni, que acompanhou o desenvolvimento do posto, trabalhando lá dos anos 70 até 2008.

 “Atravessar as crises, enfrentar a concorrência e chegar aos 50 anos é uma honra, um privilégio. Sempre trabalhamos com transparência e tranquilidade para resolver os problemas. Nós garantimos a qualidade dos nossos combustíveis e procuramos deixar nossos preços atrativos. Temos mais de 1000 clientes cadastrados e empresas grandes que abastecem conosco, o que faz nosso consumo ser grande também”, explica Teca.
Só de diesel, já que os caminhões são frequentes, são vendidos 250 mil litros por mês. Como disse Teca, grandes empresas são clientes do posto Vila Nova, que oferece o benefício do pagamento pelo abastecimento a prazo. A primeira empresa a usufruir da possibilidade foi a Transportes Wilson, ainda em 1969.

 

Reformas

Desde o começo das atividades, os sócios do posto sempre estiveram atentos às demandas dos clientes. Em 1978, a remodelação do prédio, depois da constatação de problemas relativos a caminhões de grande porte e altura, facilitou as manobras e o abastecimento destes veículos. Em janeiro de 1988, a construção atual foi inaugurada. 

Há 12 anos, foi criada a loja de conveniência, que aumentou a frequência de clientes e auxiliou na venda de combustível. A loja foi reformada e há um mês está de cara nova, aumentando o movimento e o lucro da empresa.

Os banheiros do posto também mudaram de lugar, facilitando o acesso aos usuários. Enfim, necessidade detectada, mãos à obra. Por isso o Posto Vila Nova tem a fama de ser acolhedor e inigualável em oferecimento de conforto. Tudo parte de um atendimento diferenciado, que encabeça a lista da receita para uma empresa completar meio século de atuação.
 

Reconhecimento

Por tanta tradição de confiança, construída ao longo do tempo de existência, o Posto Vila Nova vai ser homenageado hoje, sexta-feira, seis de dezembro, no evento Constelação, criado pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços e Agronegócios de Farroupilha – CICS. 

Figurar neste espaço é um mérito conquistado por quem alimenta seu próprio brilho – resultado do trabalho de equipe e da inquestionável valorização das pessoas, sejam clientes, fornecedores ou colaboradores. 

 

Do mais antigo colaborador ao mais recente

Octácilio Zamboni
80 anos, “colorado” e funcionário de 1970 a 2008 (com uma pequena saída nesta trajetória toda). 

“Quando comecei o trabalho, o posto era uma varanda com três bombas e três funcionários. Foi no dia 1 de abril de 1970. Eu estava acostumado ao trabalho duro em serralheria, cortando pinheiros enormes e quando cheguei, abastecia um carro e perguntava: ‘O que eu faço agora?’. Naquela época o posto funcionava 24 horas por dia. Passei a trabalhar à noite e me lembro que o inverno era rigoroso, então paravam aqueles caminhões Alfa Romeo e eu ia abastecê-los e na hora de preencher a nota, eu pedia ajuda porque não conseguia escrever com a mão dura de tanto frio que fazia.

Quando entrou o Rogério Bartelle o posto realmente cresceu. Eu me dava muito bem com os patrões, eles vinham em casa, mas também sempre cumpri minha obrigação. Que tempo bom aquele! Dá saudade das amizades, das piadas que fazíamos. Eu gostava muito de trabalhar lá, tanto que continuei por mais 10 anos depois de aposentado. Saí do posto e acho que os problemas de saúde começaram. Foi uma vida muito boa de trabalho no Posto Vila Nova. Agora o que eu faço de mais pesado é pescar”.

 

Djonatan Monteiro
26 anos, funcionário há cinco meses

“É muito bom trabalhar aqui, não troco mais. No posto descobri, em pouco tempo, que há possibilidades de crescer profissionalmente, o que é muito importante para quem faz planos na vida. Comecei como frentista e em três meses já fui promovido para fazer compras e cadastros de clientes.

Quero crescer junto com a empresa e há condições para isso. Tanto é que já me vejo financiando minha casa própria com o trabalho no posto Vila Nova. Fiquei 11 anos em outra empresa e não tive o que tenho aqui neste pouco tempo. Estou muito feliz”.

 

O que dizem os clientes?

Paulo Ricardo Giacomelli
Da transportadora PRG

“Eu praticamente cresci neste posto. O restaurante que há aqui era do meu pai e hoje é do meu tio. Começamos abastecendo o caminhão que era do restaurante e hoje, com a transportadora que temos, abastecemos toda a nossa frota de 10 caminhões.

A gente se sente em casa no Posto Vila Nova. O atendimento é muito receptivo e rápido, o que faz toda a diferença no negócio porque caminhão na estrada precisa cumprir prazo. O serviço vai muito além do abastecimento e são detalhes importantes: uma limpeza no para-brisa, uma checagem para ver se tudo está ok, enfim, um atendimento único, que a gente não encontra por aí”.

 

Homero Antunes Silveira
Caminhoneiro que faz a rota de Montevidéu

“Sou cliente há 18 anos e uma vez por semana passo por aqui. O posto é meu ponto de parada porque sei que posso chegar a hora que for e vou encontrar segurança e tranquilidade para fazer tudo o que eu tenho que fazer, desde abastecer até dormir. Aqui a gente fica muito à vontade, como se fosse a casa da gente. Nos dão a chave e somos tratados com toda a amizade, é família mesmo”.

 

Valdomiro Giacomelli e sua filha, Gabriela Giacomelli
Proprietário do Restaurante Giacomelli que fica ao lado do posto Vila Nova

“Estou neste lugar há 34 anos e isso é prazeroso para mim. Com o resultado do trabalho do restaurante fiz minha casa e criei meus três filhos. Crescemos junto com posto Vila Nova, do qual também sou cliente. Tudo o que eu preciso, encontro no posto, sem falar que a amizade que temos com o pessoal é imensa”.