Arranjos para uma gravidez

Vem aí o Dia das Mães!Escrevo esta crônica rodeado da aurora de orvalho. O silêncio salta escuro ao meu redor.

Vem aí o Dia das Mães!
Escrevo esta crônica rodeado da aurora de orvalho. O silêncio salta escuro ao meu redor. Cato entre as linhas as sementes adormecidas.
Encanta ver uma mãe grávida. A palavra gravidez tem a mesma raiz de gravidade. Tem a ver com o peso. Foram necessários milhares de anos para descobrir que cair é lei da natureza: massa atrai massa. É isso que faz da gravidez um momento único: carregar um peso dentro de si para que ele não caia. A mãe Terra sempre esteve grávida de nós todos. O dentro, em alguma ocasião, é por fora.
Perguntaram-me:
– Por quanto tempo os filhos dependem dos pais? Até os 18 anos?
– Até os 100. – Respondi.
Maria Anna (81), minha mãe, até hoje, linda como uma flor que é, se preocupa com seus seis filhos. Seus cabelos continuam embranquecendo ao andar dos filhos, do Sol e da Lua. A gravidez dos filhos é para a vida toda. É a melhor coisa que aconteceu. Junto com o Loreno (83), nosso pai, ela ensinou respeitar e amar. Ensinou a importância de colocar telha por telha, sem deixar faltar: uma telha a menos não é bom. A chuva também cai e alaga.
O casal (dois homens) sentou à minha frente. Estavam grávidos de um filho ou de uma filha. Faltava a barriga da gravidez, mas não faltava a gravidade da situação. Nessa junção é possível que nasça um filho ou uma filha, ou dois filhos, ou duas filhas, sem que falte telha alguma.
Ao vê-los partir da minha sala de juiz, fiquei imaginando a Maria Anna e o Loreno em sua sexta gestação. Nasceu a Suzana (39), minha mana caçula: a telha faltante da família.
Não acredito em coisas pré-fabricadas. O amor vem de dentro e se expande para todas as direções. Saber a gravidez é conhecer a sua origem, a sua massa e o seu peso. As dimensões da atração, às vezes, levam milhares de anos para adquirir o conceito certo.
É dessa gravidez e dessas mães e pais pertencidos a filhos que eu escrevo. Tomara que, para este casal, despertem logo as sementes adormecidas! Estou na torcida.