Você e a Bíblia – Capítulo 58: O homem sábio

Há duas maneiras de construirmos a nossa própria vida. Conforme a Bíblia Sagrada, Mateus 7.24-25 nos revela que Jesus Cristo

Há duas maneiras de construirmos a nossa própria vida. Conforme a Bíblia Sagrada, Mateus 7.24-25 nos revela que Jesus Cristo disse: “Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.”. 
E em Mateus 7.26-27 continuou: “Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.”.
Neste sentido, podemos construir a nossa vida sobre a rocha ou sobre a areia, pois temos o livre-arbítrio. E isso, claro, permite que apenas tenhamos conhecimento sobre os ensinamentos de Deus, ou que além de termos conhecimento os pratiquemos, conforme Tiago 1.22-24: “Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência.”.
E ainda, conforme Tiago 1.25: “O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.”. Vale a pena destacar novamente: “o evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas”. É isso mesmo: liberdade. Ouvir e seguir os ensinamentos do único Deus nos dá a liberdade definitiva. E isso significa também que Deus abençoará tudo o que a pessoa que age dessa forma fizer.
Sendo assim, devemos ter nossa fé acompanhada de ações, conforme Tiago 2.14-17: “Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo? Por exemplo, pode haver irmãos ou irmãs que precisam de roupa e que não têm nada para comer. Se vocês não lhes dão o que eles precisam para viver, não adianta nada dizer: ‘Que Deus os abençoe! Vistam agasalhos e comam bem.’. Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.”.
E continuando, em Tiago 2.18-20: “Mas alguém poderá dizer: ‘Você tem fé, e eu tenho ações.’. E eu respondo: ‘Então me mostre como é possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações.’. Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também creem e tremem de medo. Seu tolo! Vou provar-lhe que a fé sem ações não vale nada.”. Portanto, precisamos mostrar a nossa fé por meio das nossas ações, diariamente. E isso nos tornará sábios. Do contrário, nossa fé sem ações não vale nada. E isso nos tornará sem juízo.