Você e a Bíblia – Capítulo 51: A oração

Infelizmente, muitas pessoas possuem uma ideia equivocada sobre a oração, como ela deve ser feita, para quem, etc. E essas

Infelizmente, muitas pessoas possuem uma ideia equivocada sobre a oração, como ela deve ser feita, para quem, etc. E essas pessoas, seguem fazendo orações da forma que consideram correta, repetindo palavras, pedindo ou agradecendo para algo em que acreditam. Entretanto, como para qualquer coisa que realmente precisamos, as orientações estão na Bíblia Sagrada.
Em Mateus 6.5-6 está escrita a orientação passada por Jesus Cristo: “Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa.  Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.”.
Neste sentido, primeiramente, fica claro que o foco das orações deve ser o Pai, com letra inicial maiúscula, ou seja, Deus, que não pode ser visto, mas que vê o que fazemos em segredo. Também fica claro que as pessoas que gostam de orar para que outras pessoas as vejam e ouçam, já receberam a sua recompensa, ou seja, ganharam o que queriam: a admiração e o louvor das outras pessoas. Assim, elas não têm mais nada a receber de Deus. 
Em Mateus 6.7-13 Jesus continua: “Nas suas orações, não fiquem repetindo o que vocês já disseram, como fazem os pagãos. Eles pensam que Deus os ouvirá porque fazem orações compridas. Não sejam como eles, pois, antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam. Portanto, orem assim: ‘Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! Dá-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!’”.
    E por fim, em Mateus 6.14-15 Jesus disse: “Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês.”. Neste sentido, conforme as descrições citadas acima, orações compridas e repetidas não são ouvidas por Deus, porque ficar repetindo algo que está decorado simplesmente não faz sentido. 
Cabe notar, que a orientação serve também para a própria oração do “Pai Nosso”. Mas está claro que o que foi citado no modelo de oração do “Pai Nosso” deve valer para qualquer oração. Assim, devemos reconhecer que Deus está no céu, que ele é Santo e que no seu Reino há tudo o que precisamos. Devemos pedir que a sua vontade seja feita na terra e no céu, dando-nos o que realmente precisamos para mais um dia, e perdoar aquilo que outras pessoas fizeram contra nós. Além disso, também podemos pedir em oração forças para evitar as tentações e livrar-nos do mal, porque o poder, a glória e o Reino são de Deus, o Pai.

Este texto foi publicado originalmente em 13 de dezembro de 2019