Lições da Itália

A Itália é um país lindo, possui um território riquíssimo pleno de recursos naturais, de clima e topografia variada. A

A Itália é um país lindo, possui um território riquíssimo pleno de recursos naturais, de clima e topografia variada. A parte continental e delimitada pelo Arco Alpino, de oeste, norte a este faz divisa com a França , Suíça, Áustria e Slovenia, o resto do território é costeada pelo mar da Ligúria, Tirreno, Ionio e Adriatrico.  É possessora das montanhas Dolomitas, dos Lagos de Garda, Como e Maggiore, possui duas ilhas no mar Mediterrâneo, a ilha da  Sardenha e a ilha da Sicília. 
Foi terra de imperadores, sendo Roma a capital do Império Romano que se consolidou na área euro-mediterrânea entre o I século A.C e o IV Século D.C,   e da revolução intelectual do mundo ocidental que influencia o pensamento moderno até os dias atuais com o Renascimento tendo sua capital em Florença no século XV. Veneza foi a capital da República Serenissima que  era a capital mundial do comércio entre o século XIII E XVI. Na época o idioma italiano era o mais falado no mundo. A Itália influenciou profundamente a cultura ocidental.
Depois da  Grande Guerra da Itália, uma série de conflitos travados no território italiano visando a supremacia a Europa entre 1494 a 1559, a Itália se torna sujeita a hegemonia das potência  estrangeiras entre elas a França , Espanha e Áustria. Somente após o período do Ressurgimento, um movimento cultural, político e social em busca de indenidade unitária italiana,  culminando em 17 de março de 1861 é Estabelecido o Reino da Itália. O “Ventennio fascista”, de  29 de outubro de 1922 a 25 de julho de 1943, período de domínio fascista de Benito Mussolini com participação na 2ª Guerra Mundial que deixou os italianos numa condição econômica, política e social precária e muito difícil e acarretou o fim do Reino da Italia. Apos a 2ª Guerra Mundial, a Guerra de Liberação e do referendo institucional, em 1946, o Estado Italiano se torna uma República Parlamentar. 
No ano 2013 a Itália era a oitava potência econômica do mundo e a quarta a nível europeu, e um país com um alto nível de vida IDH 0,887. É membro fundador da União Europeia-UE, membro do G7 e do G20. Juntamente com a China a Itália goza do maior número de lugares declarados  patrimônio da humanidade e é o quinto país mais visitado do mundo. Possui cerca de  60, 4 milhões de  habitantes (censo de 31/12/2018), é o quarto país mais populando da UE atrás da Alemanha, França e Reino Unido. A densidade demográfica é a mais alta da EU com 199,82 habitantes por Km2.
A Itália é um país de batalhas e revoluções, formado por derrotas e vitórias, cuna da história ocidental. Pode se aprender muito através da história da Itália. Os italianos são  trabalhadores  e hospitaleiros  e com uma grande propensão ao auxílio. Mas isso não basta. Atualmente a Itália está sofrendo pela massiva  fuga de cérebros, jovens e adultos que deixam o país em busca de emprego, cerca de 1 milhão de jovens laureados  nos últimos 4 anos deixaram a Itália,  cifras equiparáveis ao pós guerra, em 1950. O sucateamento das infraestruturas públicas, a imigração asiática e africana, a falta de programas de integração sociocultural e a proliferação do subemprego, contribuem para o desconforto no país.
A Itália ainda é  um dos melhores países do mundo para se viver está a anos luz da violência vivida na América latina e Africa. Apesar de todo o seu esplendor  o país vê o seu futuro comprometido a causa de políticos  corruptos,  mentirosos de vocação, que alçam discursos “Cristãos”, mas, não tem Deus no coração e  muito menos em suas ações.
“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” Jeremias 17:5