Farroupilha agora tem processo de alvará 100% digital

O Alvará Digital 4.0, que permite que todo o processo de requerimento e liberação de alvará seja feito online em Farroupilha, foi lançado oficialmente quinta-feira, 1º de agosto.

A Sala do Empreendedor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ficou lotada para a apresentação da nova facilidade destinada aos empreendedores farroupilhenses.

Parabenizando o trabalho desenvolvido pela equipe, o Secretário Municipal da pasta, Roque Severgnini ressaltou que o a agilidade na liberação de alvarás e a digitalização dos processos foi a base para mais essa conquista.

Para o Gerente Regional do SEBRAE Serra Gaúcha, Claudio Peiter, Farroupilha está na vanguarda mais uma vez, servindo de exemplo para outros municípios, que já tem seus processos digitalizados e que agora deveriam seguir o exemplo e implementar todo o processo digital também.

Com apenas um clique

Ao lado de seu Vice-prefeito Pedro Pedrozo, Claiton Gonçalves comentou o novo serviço. “Sempre tivemos uma preocupação especial com os empreendedores, tanto que, ainda na gestão passada, criamos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, dando vocação ao trabalho que antes fazia parte da Secretaria do Turismo. Estamos concretizando a Era da Conectividade em Farroupilha, um momento de agilidade de processos, onde a tecnologia nos auxilia, nos dá velocidade. Ainda agora lançamos um aplicativo no qual é possível saber onde está o ônibus no celular, na palma da mão das pessoas, e isso é apenas o começo, temos ainda muito onde evoluir”, finalizou. No evento, o prefeito Claiton fez o envio do primeiro alvará entregue via internet, com apenas um clique o documento é enviado para o e-mail ou telefone do solicitante.

 ALVARÁ DIGITAL

Agora, os profissionais poderão enviar os documentos de forma digital por meio de um arquivo de PDF, que deverá ser protocolado no site da prefeitura. No formulário, também deverá ser cadastrado um e-mail e um número de WhatsApp, para onde a versão digital do alvará será encaminhada após a análise dos documentos.

O novo método terá um prazo de 60 dias para adaptação, após todos os processos serão digitalizados. É importante salientar que o processo será todo digital, inclusive o proprietário receberá seu alvará por meio eletrônico para que ele imprima e coloque no seu estabelecimento.