Volta às aulas: ano letivo da rede municipal terá 200 dias

Em março inicia a implantação de um software educacional para integrar a Secretaria de Educação com as escolas

              Na segunda-feira, dia 19, mais de oito mil estudantes retornaram às aulas na rede municipal de ensino com o atendimento de 750 professores e 200 profissionais como auxiliares de higienização e cozinha, bibliotecária, secretária escolar, entre outros.
             Farroupilha possui 22 Escolas de Ensino Fundamental, cinco Escolas de Educação Infantil, três Centros de     Atendimento Integral e EJA. Além disso, mantem sete turmas de pré-escola (4 e 5 anos) nas escolas estaduais e convênio com 17 creches (crianças de 0 a 4 anos).
            Em 2018, o Natfar – Núcleo de Apoio Tecnológico de Farroupilha – passa para o atual prédio da Biblioteca Pública Olavo Bilac, junto ao Centro de Formação, que atenderá não somente professores, mas também secretários escolares, equipes diretivas, orientadores e alunos.
           O Diretor da Secretaria de Educação, Vinicius Grazziotin de Cezaro, explica que em março inicia a implantação de um software educacional para integrar a Secretaria de Educação com as escolas. É difícil acreditar que não temos um sistema que una as informações de todas as escolas, que ainda temos tudo arquivado em planilhas. Com esse sistema, teremos acesso as informações de todas as escolas, facilitando o trabalho de gerenciamento.
          A Secretária de Educação, Elaine Giuliato, afirma que o objetivo para este ano é fomentar cada vez mais os projetos destaques. Um exemplo disso é o Atitude Cidadã, um projeto de grande impacto na rede, que trabalha a interdisciplinaridade através da educação fiscal, educação financeira e do consumidor. Um trabalho muito bacana que deve ter continuidade.
          Em 2018, 2.700 alunos serão transportados diariamente. A orientação é que os pais acompanhem os filhos no embarque e desembarque nos primeiros dias e fiquem atentos aos horários. As adequações necessárias das rotas serão feitas nas primeiras semanas de aula.
          A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude informa que as aulas das escolinhas desportivas também começam no dia 19 de fevereiro, seguindo o calendário do ano letivo.
          O recesso de inverno já está programado de 23 de julho a 03 de agosto. No total, serão duzentos dias letivos, com encerramento em 19 de dezembro.