Troféu Lojista 2023 apresenta seus eleitos

O troféu com o deus Mercúrio, símbolo do comércio, representando agilidade, determinação e ousadia foi entregue aos agraciados de 2023: a Arena Calçados (Comércio), Padaria e Confeitaria Sabor da Serra (Gêneros Alimentícios) e Enio Ferreira e a equipe do Resgate Voluntário de Farroupilha (Destaque Social)

Sobressair-se em uma atividade é fruto de muitos substantivos, mas primeiramente de comprometimento, pois com ele vem uma lista de atitudes necessárias ao êxito. Atitudes notadas nos ganhadores do Troféu Lojista 2023, que foram reconhecidos na noite de 11 de novembro, em evento promovido pelo Sindilojas e Sindigêneros, no Centro de Eventos Mário Bianchi.
Três categorias: Comércio, com a Arena Calçados agraciada, Gêneros Alimentícios, com a Padaria e Confeitaria Sabor da Serra e Destaque Social, com Enio Ferreira e a equipe do Resgate Voluntário de Farroupilha. Todos receberam o troféu criado pelo artista farroupilhense Thomáz Martins Neto (O Neneco).
A noite, impecável em sua ambientação, teve abertura com o Tenor Beto Vianna, que cantou a música “Esperanza” e logo em seguida a representação das três primeiras famílias advindas da Itália e que simbolizavam a distinção entregue aos agraciados em uma apresentação encenada pelos representantes da Associação Cultural Nei Tempi Del Filó de Farroupilha – Grupo do Filó.
Na sequência, os presidentes do Sindilojas, Cladir Bono, e do Sindigêneros, Gilberto Nienov ressaltaram a importância do destaque alcançado pelos agraciados com o troféu lojista, que chega a sua16ª edição.


O trio exibe orgulhoso o troféu que representa a dedicação de todos. FOTO: Pablo Zambelli

Arena Calçados – atenta em oferecer experiência de compra aos clientes

Elas dividem muito mais que o fato de serem sócias, são irmãs que sonham e trabalham lado a lado para fazer da Arena Calçados grande, não apenas no espaço físico que ocupa, mas na preferência dos clientes conquistados nos cinco anos de história. Nelci Maioli Godinho e Neli Maioli Maso ainda contam com Guilherme Maioli Godinho, filho de Nelci, na equipe de 10 pessoas da loja.
A loja de calçados é imponente pelo tamanho e beleza que apresenta, bem no coração da cidade. Mais que isso: entre os produtos de qualidade, a atenção da equipe como verdadeiro diferencial que pode ser sentido por quem entra na Arena. “O atendimento se sobressai, assim como a loja bonita, que requer investimentos, e os produtos de qualidade. Aqui é olho no olho, atenção completa e condições de pagamento, tudo para que o cliente tenha uma boa experiência de compra conosco”, explicam as irmãs.
Neli comanda a parte burocrática e Nelci e Guilherme se encarregam das compras e das vendas da loja. “Preferimos perder a venda sendo sinceros com nossos clientes e isso gera a confiança em nós”, dia Nelci, que ainda revela que os sócios, que empreenderam com a ajuda financeira de um dos irmãos, fazem todo o tipo de trabalho que precisa ser feito dentro da loja.

Nelci, Neli e Guilherme seguem investindo na grandeza da Arena. FOTO: Claudia Iembo

Se o tamanho da Arena impressiona, mais ainda a gentileza da dupla, que transmite o princípio às demais vendedoras da equipe. Elas são todo sorriso e mostram que sabem lidar com tempos de crise, tanto é que ao completar cinco anos, a Arena “caminha com as próprias pernas”, tendo superado os desafios da pandemia, segundo palavras da Neli, quem sabe dos números.
“Estamos aqui fazendo nosso trabalho, nos ouvindo, uma à outra, e sabemos que este troféu é resultado de muito trabalho, dedicação e amor por aquilo que fazemos”, entrega Nelci.
O objetivo da Arena, conforme seus gestores, é “manter a solidez do negócio, trabalhando para corresponder à fidelidade dos clientes, que contribuem com a riqueza do município”.


Antonio Luis Pedot e Raffael Toffolo, parceria que transformou a Sabor da Serra num dos locais mais frequentados do centro. FOTO: Pablo Zambelli

Padaria e Confeitaria Sabor da Serra: 20 anos de tradição

Ela está sempre cheia, não importa a hora do dia. Suas vitrines exibem produtos frescos de padaria e confeitaria, feitos pela equipe que trabalha dentro da cozinha. Ao todo são 23 funcionários, todos valorizados pelos sócios Antonio Luis Pedot e Rafael Toffolo.
“O diferencial da Sabor da Serra é exatamente este: ter uma equipe que trabalha em sincronia e com amor pelo que faz, além de ter todo dia produtos fresquinhos e de qualidade, 100% produzidos em nossa padaria. Procuramos sempre fazer o nosso melhor, atender o cliente da melhor maneira possível, fazendo da padaria uma extensão de sua casa. Estamos sempre preocupados com o bem-estar de nossos colaboradores e clientes, afinal, um lugar feliz faz pessoas felizes e pessoas felizes fazem um mundo melhor”, prega Toffolo.

FOTO: Divulgação

Segundo ele, o que justifica o sucesso alcançado nestes 20 anos de existência da Sabor da Serra é a soma dos colaboradores e clientes, que ganharam, em 2020, mais espaço físico dentro da padaria com a reforma realizada. “Com a parceria da Buscaíno Imóveis, reformamos nossa padaria com o objetivo de melhorar a visibilidade e atender de maneira mais satisfatória nossos clientes. Ampliamos, disponibilizamos uma maior variedade de produtos, o que fez com que atingíssemos nosso objetivo. Com certeza contribuiu para essa gratificante homenagem”, acrescenta.
Toffolo também diz que o troféu é o reconhecimento de muito trabalho. “Anos de dedicação incansável de toda a equipe, dos finais de semana de trabalho, das horas extras, das pedras retiradas do caminho, das incertezas, dos medos e das conquistas diárias. Evoluímos, conquistamos e fizemos a diferença. Por isso hoje estamos aqui”, enfatiza.


FOTO: Divulgação

Cerca de 1000 clientes passam diariamente pela Sabor da Serra, seja para um lanche, para compras ou pedido de tele-entrega.
“Mantemos nossa tradição e humildade ao longo desses 20 anos, sempre acreditando em nossos propósitos. Temos profundo respeito e admiração pelos profissionais competentes que trabalham unidos e dedicam todo amor e carinho pelo que fazem. Cada um desempenhou um papel fundamental em nosso sucesso, sem sua dedicação nada disso seria possível. Nossa gratidão também se estende a todos que passaram por nossa equipe ao longo desses 20 anos e não poderia deixar de agradecer aos nossos clientes, que são a razão da nossa existência”, finaliza Toffolo.

Resgate Voluntário atua por amor ao próximo


Enio Ferreira e a equipe do Resgate Voluntário tiveram atuação reconhecida pelos associados do Sindilojas e Sindigêneros. FOTO: Pablo Zambelli

Resgate Voluntário atua por amor ao próximo

Amor em ajudar o próximo. Este é o sentimento que move o grupo de 13 voluntários chamado de Resgate Voluntário de Farroupilha, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) regularizada, atualmente com o vínculo com a Prefeitura, por meio de um contrato de prestação de serviço, e pela Defesa Civil, sendo um Núcleo de Proteção de Defesa Civil (NUPDEC), no apoio aos atendimentos em desastres.
Fora do horário comercial, pois as pessoas que formam o grupo têm suas profissões, o Resgate Voluntário tem atuado em altas hospitalares, sempre aos necessitados e com solicitação médica, conforme as palavras de um dos fundadores, Enio Ferreira. “Isso tem nos ocupado muito e normalmente estamos disponíveis fora do horário comercial, mas conforme solicitados, estando disponíveis ou sendo algo grave, atendemos”, completa.
São 18 anos de trabalho voluntário, sacrificando fins de semana e tempo fora do expediente em um desafio de conciliar, nas 24 horas, a vida pessoal, o trabalho e o voluntariado. “Estes 18 anos se passaram rápido, muitas ocorrências, alegrias, tristezas, problemas, falta de dinheiro, de gente, mas sempre com saldo positivo em tudo”, diz Enio.
O grupo, segundo ele, não tem muita verba, mas os equipamentos são novos, apesar das viaturas “velhas, mas em boas condições de manutenção”. “Gostaríamos de vê-las novas, mas fazemos o que podemos. Vemos a comunidade nos abraçar, se bem que quando necessitamos, fomos brindados pela resposta imediata com o pedágio recorde e com as doações das famílias Tonin e Zini, que nos impulsionaram. Com este destaque recebido ficamos lisonjeados, honrados, porém sabemos que nunca fizemos sozinhos. Primeiramente com apoio da família (Ani, Raffa e Gabi) dos antigos voluntários (Muller, Girardi, Magagnin, Jones, F & F Fabro) e outros tantos que fizeram suas partes, contribuíram e participaram desta história”, enaltece Enio.
De domingo a domingo, depois do horário comercial, o Resgate Voluntário pode ser acionado por telefone, pelo número da atual presidente Natalia Fachinelli (54) 99216-5272, pelo (54) 99999-5955 ou pelos números de telefone dos próprios voluntários do grupo.


Com a palavra, os presidentes do Sindilojas e Sindigêneros

Bono e Nienov expressaram, em seus discursos, toda a representatividade do evento, exaltando o mérito de cada agraciado, que contribui com o progresso de Farroupilha
“O Troféu Lojista, em sua 16ª edição, não é apenas uma comemoração, mas também uma forma de reconhecer o esforço e o progresso notável das empresas do comércio varejista, de gêneros alimentícios e de pessoas que se destacam no social sem cobrar por isso, em nossa cidade.


FOTO: Pablo Zambelli

O troféu possui um grande significado: reflete a essência do comércio e da comunidade, representado pelo Deus Mercúrio, o mensageiro dos deuses e símbolo do comércio, representando agilidade, determinação e ousadia. Ele homenageia nossos comerciantes destemidos, que enfrentam desafios com determinação e velocidade, semelhantes a Mercúrio prontos para se adaptar e buscar incessantemente o progresso. Esse prêmio celebra não apenas o comércio, mas também a perseverança e o espírito audacioso que impulsiona nossa comunidade.
Uma escolha justa, feita pelos associados vinculados do Sindilojas e do Sindigêneros, com critérios que não refletem apenas sucesso, mas verdadeiro caráter, espírito empreendedor e capacidade de se adaptar ao crescimento vigoroso, que simbolizam a longevidade e a persistência dos negócios.
Arena Calçados: merecido reconhecimento pelo grandioso trabalho realizado, junto com sua equipe de colaboradores, superando os desafios, acreditando e investindo na empresa para gerar empregos e renda.
Padaria e Confeitaria Sabor da Serra que a simplicidade, a humildade, o trabalho e a persistência continuem sendo os principais valores do seu empreendimento.
Enio – Resgate Voluntário, nós farroupilhenses sabemos com clareza, o quanto importante é o trabalho prestado por vocês à saúde de nossa cidade. É um trabalho social da mais alta importância.
Esta homenagem representa os desafios que os empresários enfrentam, e superam, em um mercado cada vez mais competitivo, com alta carga tributária, turbulência política diária, falta de confiança no amanhã, desemprego e perda de renda. Que esta premiação nos motive a trabalhar incansavelmente, incentive nossos comerciantes a investirem em seus negócios, a prosperarem e a continuarem contribuído para o desenvolvimento da nossa Farroupilha.
Unidos podemos superar qualquer obstáculo e construir um futuro brilhante para nossa comunidade, caminhando lado a lado em perfeita harmonia.”

Cladir Bono – presidente Sindilojas


“Esta edição do Troféu Lojista assinala também os 29 anos do Sindigêneros, entidade que tem o firme propósito de defender os seus mais de 300 estabelecimentos comerciais, nos quais oportuniza mais de 1.200 postos de trabalho.
Nesta gestão, atuamos ativamente junto à Fecomércio, nos conselhos e nas comissões setoriais, participando também de missões empresariais, como a EXPOAGAS, palestras e projetos de desenvolvimento exclusivos ao setor de gêneros alimentícios.
É uma verdadeira honra estar nesta cerimônia pós pandemia e temos muito a celebrar, pois três pessoas especiais, que com seu trabalho árduo, comprometimento e inovação se destacaram na comunidade e recebem o símbolo da vitória e do reconhecimento público, o nosso Troféu Lojista.”

Gilberto Nienov – presidente do Sindigêneros