Tibiriçá dos Santos se torna medalha ao mérito tradicionalista

Mudança no Regimento Interno do Legislativo faz homenagem a expoente das tradições gaúchas no município

A Câmara de Vereadores de Farroupilha aprovou projeto que promove alterações no Regimento Interno e, por meio de decreto, instituiu a Medalha Mérito Farroupilha. A condecoração leva o nome, agora, do tradicionalista Tibiriçá dos Santos, em forma de homenagem póstuma. O Mérito Farroupilha é o reconhecimento do Legislativo aos tradicionalistas que desenvolvem esta cultura no município e levam o nome da cidade para todo Estado.

Originalmente, a proposição visava a regulamentação do Mérito com descrições técnicas da medalha e pergaminho. Na ocasião, o vereador Calebe Coelho indicou o nome de Tibiriçá, popularmente conhecido como Tibica. O tradicionalista faleceu em fevereiro de 2023. Em vida sua trajetória no tradicionalismo foi marcada pela música. Desde jovem participou de programas de rádio e, na dança, nos CTGs Ronda Charrua, Rancho de Gaudérios e Aldeia Farroupilha.

Ativo participante de várias edições do Festival Gaúcho de Arte e Tradição (Fegart) e Encontro de Arte e Tradição (Enart), além de rodeios e festivais, em 2013 Tibiriça foi reconhecido com a Medalha Mérito Farroupilha, pelo Legislativo farroupilhense – honraria que a partir deste ano leva seu nome. O projeto, bem como a emenda apresentada, foi aprovado por unanimidade. A sessão legislativa em que se deu a homenagem a Tibiriça dos Santos contou com a presença de familiares e amigos do tradicionalista.